Jornal ÉME – 28.02.24 – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, reuniu-se na terça-feira (27) em Luanda, com o seu homólogo congolês, Félix Tshisekedi, para em conjunto, analisarem, a pacificação do leste da RDC e o desanuviamento do clima de tensão com Ruanda, acusada de apoiar grupos rebeldes que actuam naquele país.
Para solucionar o problema que aflige a população congolesa, o Estadista angolano, João Lourenço, convenceu o seu homólogo da RDC, Félix Tshisekedi, a aceitar um encontro com o presidente do Ruanda, Paul Kagame, para resolver a situação de instabilidade no leste do Congo.
Segundo o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, ainda não está determinada a data e o local do encontro, entre Paul Kagame e Félix Tshisekedi, mas assegurou, que as responsabilidades para a materialização do encontro está a cargo de Angola, na qualidade de mediador do processo.
De recordar que na 37.ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que decorreu recentemente, em Addis Abeba, Etiópia, o Presidente João Lourenço, promoveu, na qualidade de Campeão para a Paz e Reconciliação em África, uma Mini-Cimeira para abordar a situação no Leste da República Democrática do Congo.
A situação no leste do Congo está a preocupar a comunidade internacional, principalmente, nas localidades do Kivu Norte, em Goma e Sake, onde decorre intensos confrontos, perigando a integridade territorial da RDC e a situação da população civil, e outros.
Vários países e organizações condenaram a continuação das ofensivas do M23 (Movimento 23 de Março), com apoio de unidades e forças pertencentes ao exército ruandês.
Texto: NJ