Jornal ÉME – Luanda – 27.03.24 – O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou nesta quarta-feira (27) o empenho do Executivo na construção da futura Casa do Artista, Palácio da Música e do Teatro, na capital do País, para a exibição do génio criador no seio dos intelectuais angolanos na área da cultura e das artes.

O Chefe de Estado teceu essas considerações na sua página do Facebook, por ocasião do “27 de Março” Dia Mundial do Teatro, em que reiterou o compromisso da criação de espaços condignos para maior valorização desta arte de representar a realidade, “assente nos nossos hábitos e costumes”.

Referiu que, a preservação dos valores culturais e a projecção da identidade angolana devem constituir objectivo permanente de todas as acções dos cidadãos nacionais.

“O meu abraço vai, pois, para os fazedores de teatro, verdadeiros heróis que, em ambiente de muitas adversidades, fazem desta arte um instrumento eficaz para manter viva a consciência sobre nós mesmos” finalizou o Presidente João Lourenço.

A data em que celebra-se o Dia Mundial do Teatro, foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro.

Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

Texto: DN