Jornal ÉME – Uíge- 26.04.24 – No âmbito do acompanhamento da Direcção do MPLA aos trabalhos relacionados com a melhoria das condições de vida das populações, a Secretária do Bureau Político para a Política Social, Maricel Capama, constatou (26), na província do Uíge, os níveis da execução física das obras do futuro hospital geral do Uíge, com a capacidade de 200 camas e vários serviços.
Durante a visita guiada, a dirigente recebeu informações dos responsáveis da obra, erguida na localidade de Quilomosso, arredores da cidade do Uíge, numa área de 17 mil metros quadrados, que oferecerá serviços ambulatórios, cirúrgicos, hemodiálises, pré-partos e partos, fisioterapia, laboratório clínico, morgue, entre outras especialidades novas na província.
A jornada de campo de Maricel Capama começou logo pela manhã e permitiu inspeccionar outras obras de impacto social na província, designadamente, a mediateca e o estádio de futebol, que mudarão a vida daquela população.
Depois do hospital, a comitiva visitou as obras do novo estádio de futebol, com um nível de execução física de 45 por cento, com previsão de conclusão nos próximos dois anos, que poderá albergar cerca de dez mil espectadores, com a categoria quatro para o futebol e conta com outras modalidades, como o atletismo.
Preocupada com a investigação científica, Maricel Capama dirigiu-se à mediateca do Uíge, cuja obra esteve paralisada durante muito tempo e foi retomada em 2022 pela empresa chinesa Ecadint, com a conclusão prevista para o corrente ano.
A delegação de Maricel Capama, na companhia do governador provincial, José Carvalho da Rocha, visitaram as salas de alfabetização que tem auxiliado na inclusão social, não só das mulheres daquele bairro, mas também de homens que se esforçam em aprender a ler e escrever.
No final, a dirigente partidária, Maricel Capama, doou diversos materiais escolares para a alfabetização que tem contribuído para a redução do índice de analfabetismo na província.
De recordar que no mesmo dia a comitiva, chefiada pela Secretária para a Política Social, doou material hospitalar à Maternidade Provincial do Uíge.
Texto: NJ
Fotos: AP