Jornal ÉME – Luanda – 26.03.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu hoje (26) na Sede Nacional do Partido, o ministro da Educação e Formação da República Socialista do Vietname, Nguyen Son, com quem abordou entre outras questões, o progresso das relações entre os dois países.

No final do encontro, o governante vietnamita, destacou as “excelentes” relações do seu país com Angola no sector da construção, onde se destaca a presença de mais de 20 empresas que operam nesta área.

Durante as conversações, Nguyen Son, informou à Vice-Presidente do MPLA , sobre a situação política externa do Vietname, onde considerou que Angola ocupa um lugar privilegiado, devido ao bom ambiente de negócios que tem registado nos últimos tempos.

O interlocutor avançou que face à parceria estratégica com Angola no domínio da agricultura, o governo vietnamita pretende reforçar nos próximos dias, o investimento neste sector com vista ao aumento rápido da produção interna de bens e serviços, e de outros produtos essenciais de consumo interno.

No final do encontro, o visitante procedeu a entrega de uma oferta à Vice-Presidente do MPLA, como símbolo das boas relações existentes entre os dois países e povos.

O encontro entre a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, com o ministro da Educação e Formação do Vietname, Nguyen Son, representa um passo significativo no fortalecimento das relações bilaterais entre Angola e o Vietname, consolidando a base para uma cooperação mais ampla e frutífera no futuro.

Participaram igualmente da reunião, a Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, Maricel Capama, e o director do Departamento para as Relações Internacionais do Comité Central, Maquento Lopes.

A República de Angola e a República Socialista do Vietname assinaram em 1978 o Acordo Geral de Cooperação, onde os respectivos governos acordaram o estabelecimento de um relacionamento em todos os domínios da vida social, que deu lugar à assinatura de vários outros instrumentos jurídicos facilitadores do estreitamento das relações de cooperação económica, cultural e técnico-científica. 

Texto: DN

Fotos: DG