Jornal ÉME – Luanda – 25.03.24 – O Bureau Político do MPLA expressou, o seu profundo agradecimento à todos os combatentes envolvidos na Batalha do Cuito Cuanavale, cujo desfecho foi determinante para a libertação da região da África Austral.

Numa declaração alusiva ao Dia da Libertação da África Austral, assinalado a 23 de Março, o MPLA reconheceu o contributo dos heróis tombados no qual resultou na pacificação total da região, após a derrota militar do então regime racista sul-africano em 1988.

Nesta conformidade, o MPLA defende que é hora de Angola reforçar e consolidar o seu papel no contexto regional, através de uma estratégia, visando o progresso da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Por outro, o MPLA congratulou-se com os avanços registados nos países da região consideradas pelo Saudoso Presidente António Agostinho Neto, como sendo a continuação da luta do povo angolano.

Na mensagem, o MPLA reconhece que esta aspiração foi concretizada com o fim das agressões militares sul-africanas contra Angola, a Independência da Namíbia e do Zimbabwe, a libertação de Nelson Mandela e o desmantelamento do regime de segregação racial na África do Sul.

Sublinha-se na mensagem do Bureau Político do MPLA, que esta batalha e outras efemérides relacionadas ao 23 de Março de 1988, sejam interpretadas por toda a sociedade angolana, como factores de estudos, no sentido de preservar e ajudar a narração fiel da história de Angola.