Jornal ÉME – 24.03.24 – Luanda – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, participou neste domingo (24), na cidade de Caxito, província do Bengo, no culto solene de encerramento das festividades, alusivas aos 139 anos do metodismo angolano.

A dirigente participou no evento que decorreu sob o lema “Metodistas 139 Anos Fazendo o Bem” , a convite do líder da igreja, Bispo, Gaspar João Domingos.

Ao intervir no acto, Luísa Damião, saudou a Igreja Metodista pelo glorioso percurso durante os 139 anos de metodismo.

Sobre a comemoração, a dignitária considerou que “a igreja está a dar muitos bons exemplos não só na sua tarefa de evangelização, mas também, na moralização da nossa sociedade, dando formação aos jovens e mulheres”.

A Vice- Presidente apelou aos fiéis e a sociedade em geral para a necessidade de um esforço conjunto, visando acelerar o progresso de Angola.”A Igreja Metodista”, salientou a Vice-Presidente do MPLA, “continua aperfeiçoar e a fazer bem o seu trabalho, formando bons quadros para levar o País na rota do desenvolvimento”.

Na mesma linha de raciocínio, destacou que temos que olhar para o glorioso percurso da Igreja Metodista e tirarmos lições de que devemos todos contribuir para uma Angola cada vez mais moderna, desenvolvida e inclusiva.

E enfatizou que a igreja desempenha um papel crucial na pacificação dos espíritos, insistindo no perdão, promoção de actos de reconciliação entre as famílias, como sendo a chave para a construção de uma paz duradoura.

Para argumentar a sua opinião, lembrou que “devemos continuar no caminho do bem e persistir como educadores por excelência, bons promotores do desenvolvimento e guardiões da paz”.

Referindo-se ao papel social da Igreja Metodista, a Vice-Presidente, disse que esta instituição tem trabalhado para a moralização da sociedade angolana, afim de recuperarmos os valores éticos, morais e patrióticos.

Em sua opinião “cada um de nós deve dedicar-se a fazer o bem para este País, e termos o orgulho de ter uma Angola próspera, desenvolvida, inclusiva e mais moderna”.

Luísa Damião fez-se acompanhar de uma delegação que integrou os membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, designadamente, a Coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do CC, Antonieta Baptista, das secretárias do Departamento para Política Social, da Administração e Finanças e da OMA, respectivamente, Maricel Capama, Carla de Sousa Ribeiro, Joana Tomás, e o Secretário para Informação, Esteves Hilário.

Participaram também do culto ecuménico, os deputados à Assembleia Nacional, nomeadamente, Nvunda Salucombo, Hemingarda Fernandes, Eva Gonçalves da Costa, bem como, o membro do CC, Diógenes de Oliveira e os directores do Comité Central, membros do Executivo, líderes de organizações de massa entre outros convidados.

A Igreja Metodista foi estabelecida em Angola em Março de 1885, pelo Bispo Wiliam Taylor, acompanhado de uma caravana de outras 45 pessoas, na sua maioria leigos, vindos dos Estados Unidos da América.

Texto: NJ

Fotos: DG