Jornal ÉME – 05-04-24 – Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou nesta quinta-feira (04), em Luanda, a primeira fase do Hospital Militar Principal – Instituto Superior.

Localizado no centro da cidade capital de Angola, a imponente obra alberga 160 camas em dois edifícios de quatro pisos, erguidos em 33 meses.

O Presidente da República que inaugurou o edifício na qualidade de Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, garantiu mais investimentos para o sector da saúde nos próximos dias, com destaque para a inauguração do novo hospital geral de Viana e a construção de um outro no campo militar do Grafanil, na mesma localidade, assim como de unidades terciárias e primárias a nível nacional.

João Lourenço adiantou, por outro lado, que o Executivo vai continuar a colocar à disposição os recursos que forem necessários para a redução do défice de unidades sanitárias hospitalares.

“O dinheiro pode não estar disponível nos cofres das finanças, mas vamos arranjá-lo. Esta é uma luta permanente por conseguir receitas e orçamento para a execução dos projectos que nós consideramos importantes”, disse João Lourenço.

“Esforço se vai estender, também, à aposta na formação e contratação dos quadros que vão trabalhar nestas unidades hospitalares”, acrescentou.

João Lourenço revelou que, além do Hospital Militar Principal-Instituto Superior, estão em construção quatro outras unidades regionais, que podem ficar disponíveis já em 2025, por altura das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro”.

O objectivo, com estes investimentos no sector da Saúde das FAA, de acordo com o Chefe de Estado angolano, é promover uma viragem “importante” na assistência médica e medicamentosa para os militares, os familiares, assim como para a Polícia Nacional, que também beneficia destas unidades, dado o facto de não dispor, ainda, de hospital próprio.

JA/JV