Jornal ÉME – Luanda – 05.04.24 – O Presidente da República, João Lourenço, manteve na quarta-feira (03), no Palácio Presidencial, em Luanda, um diálogo aberto e descontraído, com jovens angolanos residentes na diáspora, para em conjunto partilharem conhecimentos, nas acções desenvolvida pelo Executivo, visando, a melhoria de vida dos cidadãos.

A reunião entre o Presidente da República e os jovens, decorreu no âmbito do “1.º Encontro Nacional com os Angolanos Residentes na Diáspora”, uma iniciativa do Movimento Nacional Angola Real (MONAAR), e do Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas (GEAE) dos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, que acontece em Luanda de 01 a 12 do corrente mês.

Na conversa com os jovens, o Presidente João Lourenço, explicou pontualmente os investimentos em curso no país, nos sectores decisivos e de mais acções que contribuem na imagem do país, e na vida dos cidadãos angolanos.

Reconheceu os esforços do governo, das igrejas, dos empresários, das organizações não-governamentais, e da sociedade em geral, na resolução dos problemas da sociedade, que de uma forma geral, todos os países atravessam.

Apelou aos jovens a manterem o vínculo com a terra, mesmo estando satisfeitos onde residem, “nunca se esqueçam das vossas origens, vocês estão lá, com a família mais restrita, a mulher e filhos, mas ainda deixaram aqui os tios e a grande parte da família, não os puderam levar, continuam em Angola”.

Disse que estamos a contar “convosco”, sabemos que muitos de vocês, durante os anos que estão lá fora, investiram na vossa própria formação.

“Têm capacidades que podem ajudar o país a crescer, mesmo estando lá fora, com ideias, com sugestões, com remessas de valores para as famílias. Isso também conta, como fazem todos os expatriados”.

Nas suas intervenções, os jovens angolanos residentes na diáspora, mostraram-se satisfeitos com o progresso do país em vários domínios, e aproveitaram a oportunidade para apresentarem algumas preocupações, a mais Alta entidade de Angola.

Texto: NJ