Jornal ÉME – Luanda – 10.03.24- O Presidente da Estónia, Alar Karis, realizou nos dias 7 e 8 de Março, pela primeira vez na história, uma visita oficial à Angola, a convite do Chefe de Estado, João Lourenço, no quadro do reforço das relações de cooperação entre os dois países, com destaque para o domínio da governação digital e modernização administrativa.
A agenda de trabalho do Chefe de Estado estoniano no País reservou no seu primeiro dia, uma visita ao Memorial Dr. António Agostinho Neto, onde vai depositar uma coroa de flores no sarcófago em homenagem ao Fundador da Nação.
Para o período da tarde, o Presidente Alar Karis, participou do seminário executivo sobre Governo Digital, promovido pelo Instituto de Modernização Administrativa (IMA).
Subordinado ao tema “Governo Digital ao serviço do Desenvolvimento Nacional”, o seminário vai partilhar experiências e o quadro de governação digital da Estónia.
Apesar das suas dimensões modestas, a Estónia, país localizado na região nordeste do continente europeu é frequentemente citado como um exemplo de liderança em governação digital e modernização administrativa, e que possui a segunda maior economia desenvolvida ldos Países Bálticos.
Angola e a Estónia assinaram, em Abril de 2023, na cidade de Tallin, um Memorando de Entendimento para reforçar a cooperação bilateral entre os dois países em matéria de Governação Digital e Modernização Administrativa.
No documento, as partes comprometeram-se a fortalecer a cooperação nas várias matérias relacionadas com a Governação Digital, modernização administrativa e capacitação de quadros na especialidade, tendo em conta a experiência e o potencial tecnológico da Estónia, cuja taxa de digitalização dos serviços públicos é de 99 por cento, resultado de 20 anos de investimentos e de alteração de processos.
Os dois países estabeleceram relações de cooperação bilateral em 1991, após o desmembramento da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no ano em que este país da Europa proclamou a sua independência.
A Estónia país situado na península báltica, possui uma extensão territorial de 45 mil km2, e uma população estimada em 1,3 milhões de habitantes.
Texto: NBS