O Presidente da República, João Lourenço, andou de moto nas dunas do Parque Nacional do Iona.

Um momento de descontração que serviu para lançar um repto aos turistas, sobretudo aos jovens angolanos.

O Presidente da República esteve sempre acompanhado da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço.

TV ZIMBO : Senhor Presidente, assim começa uma nova era para o turismo angolano?

PR -De facto, eu acredito que sim, com a inauguração deste Parque do Iona, que compreende a conservação da natureza mas também o turismo. Daí o facto de nós termos vindo até aqui a estas dunas e começarmos com uma nova era. Eu dispus-me a vir andar de mota de quatro rodas aqui nas dunas para ver se incentivo, em primeiro lugar, a nossa juventude, mas, de uma forma geral, os cidadãos angolanos a fazerem turismo.

Turismo não é só para estrangeiros. Temos que ganhar o hábito de fazermos turismo também na nossa própria terra. Portanto, os angolanos estão convidados a vir até ao Parque do Iona.

REPÓRTER TV ZIMBO: E qual foi a sensação?

PR – A sensação é agradável, não é a primeira vez que ando em dunas em mota de quatro rodas, já o fiz em Bazaruto, em Moçambique. Esta é a segunda vez, de forma que estava perfeitamente à vontade. O único inconveniente é a hora que escolhemos, está um sol abrasador, o ar está muito quente. Tirando isso, é muito agradável.

REPÓRTER TV ZIMBO : Quer deixar uma mensagem especial?

Bom, o próximo passo,depois do Iona…Temos de prestar atenção aos parques do Luengué-Luiana e Mavinga, são os maiores do País, assim como o da Cameia, também na província do Moxico, bem como outros parques, de Cangandala, o do Luando e outros e pô-los ao serviço do turismo.

O outro passo a dar é organizar o concurso público para a concessão desses grandes parques de conservação e reservas naturais.