Jornal ÉME – Cuito – 16.02.23 – O segundo secretário-provincial do MPLA no Bié, Anastácio Severino Sambowe, disse recentemente naquela cidade, que a nova Divisão Política Administrativa visa combater as assimetrias locais e melhorar a qualidade de vida das populações a curto prazo.

Em declarações à imprensa quando falava sobre a importância da implementação da Nova Divisão Político Administrativa (DPA) no país, considerou pertinente a sua efectivação para a melhoria da qualidade de vida da população angolana.

Segundo Anastácio Sambowe, a Lei da Nova Divisão Político Administrativa que passou por auscultação junto da população na província do Bié “trará algumas vantagens, quanto ao equilíbrio em termos de desenvolvimento socioeconómico das localidades, combatendo, deste modo, as assimetrias regionais”.

Apontou como uma das vantagens da referida Lei o facto “das localidades não orçamentadas terem dificuldades para implementar alguns projectos, mas com a divisão administrativa os administradores poderão primar por investimentos de acordo com as prioridades da população da referida circunscrição”.

Apontou como exemplo as comunas com algum nível de crescimento populacional e estruturas condignas, que “caso sejam elevados à categoria de município poderão alcançar o desenvolvimento num curto espaço de tempo e melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos munícipes”.

Concluiu que a Divisão Política Administrativa para além de ampliar e aproximar os serviços sociais a população, com a construção de mais unidades hospitalares, escolas, novas estradas, pontes e entre outras infraestruturas, vai criar oportunidades de emprego para a juventude.

Texto: NJ