Jornal ÉME – Luanda – 12.03.24 – A Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central do MPLA realizará no sábado (16) no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, um seminário nacional sob o lema “Ética e Integridade no Serviço Público”, para abordar a relevância do combate a corrupção para a moralização da sociedade angolana.

A realização do evento, foi anunciado em conferência de imprensa na Sede Nacional do MPLA, pela Coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria do Comité Central, Maria Antonieta Baptista, que esteve acompanhada do Secretário do BP para Informação, Esteves Hilário.

Maria Antonieta informou que no seminário, estarão presentes mil e 112 participantes, e contará com especialistas afectos a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAI) e da Procuradoria-Geral da República (PGR) que vão compartilhar os seus conhecimentos e experiências, afim de proporcionar aos participantes uma compreensão mais abrangente do Código de Ética.

Durante o encontro haverá sessões de debates e apresentação de painéis sobre “Os fundamentos da ética e da integridade, como factor de geração de valores comportamentais”, “Os principais instrumentos reguladores e de controlo, relativos à ética e a integridade em Angola”, e “O contributo e a aplicação de programa e integridade, como mecanismo interno nas instituições”.

Durante a sua explanação, Maria Antonieta, destacou o compromisso do MPLA, como um Partido de vanguarda que luta para o bem-estar da população angolana, e que tem como uma das prioridades o combate a corrupção para a moralização da sociedade angolana.

A dignitária falou também dos desafios que as organizações têm, no combate a corrupção, e que faz parte da Moção de Estratégia do Presidente João Lourenço, que definiu como uma das grandes apostas, prosseguir a luta contra à corrupção e à impunidade para a construção de uma “Angola mais desenvolvida, democrática e inclusiva”.

A Coordenadora da Comissão de Disciplina, Ética e Auditoria, esclareceu que esta acção formativa visa de uma forma geral promover um espaço de discussão que leve os militantes, dirigentes, quadros, simpatizantes e amigos do MPLA a aprofundar conhecimentos sobre a relevância da ética e da integridade no serviço público e levar a reflexão normas e valores que guiam as acções e actuação de entidades.

Texto: NJ

Fotos: DG