Jornal ÉME – Luanda – 19.10.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, reafirmou, que o Partido continua comprometido com Angola e os angolanos, e que o mais importante não é lamentar, mas ao invés , planificar e concretizar as acções em benefício do País e dos cidadãos.

A dignitária falava no final da sessão de abertura do ano parlamentar 2023-2024, presidida pelo Presidente da República, João Lourenço, que pelas competências que a Constituição confere apenas ao Chefe do Estado, como entidade singular, apresentou o discurso sobre o Estado da Nação.

“Efetivamente foi um discurso de esperança, mas também de compromisso, onde o Presidente da República enumerou várias acções que a serem implementadas vão de facto responder os anseios e as aspirações dos angolanos”, sublinhou Luísa Damião.

Sobre os principais eixos da mensagem sobre o Estado da Nação, a Vice-Presidente do MPLA, destacou o apelo do Presidente João Lourenço, para o diálogo construtivo e patriótico, para aprovação do derradeiro diploma legislativo sobre as Autarquias Locais.

“Da parte do MPLA existe vontade política. Efectivamente essa responsabilidade foi dada ao Parlamento que vai trabalhar, e fazer de tudo , para terminar uma agenda legislativa muito forte” , expressou.

A este respeito, Luísa Damião, realçou “que devemos trabalhar no sentido de encontrarmos o consenso necessário para que possamos, então aprovar o pacote legislativo autárquico e colocar em marcha as autarquias”.

Na mensagem sobre o Estado da Nação, o Presidente João Lourenço abordou diversas temáticas entre as quais, o emprego, obras públicas , saúde, educação, energia, combate á fome e a pobreza e o bem-estar socioeconómico.

O Chefe de Estado afirmou , que apesar de um conjunto de “acontecimentos externos adversos e de difícil previsão eclodirem e estarem a provocar efeitos nefastos”, sobre as economias de todos os países, o seu Executivo tem de forma resiliente levado a cabo a implementação e concretização de programas, que vão permitir um melhor desenvolvimento do País.

Texto: NBS