Jornal ÉME -11.01.22 – O Secretariado do Bureau Político do MPLA expressou nesta terça-feira (11) em Luanda, “um profundo pesar” pelo falecimento do professor Manuel Maria Difuila, destemido militante do MPLA, falecido no dia 8 de Janeiro, por doença.

Na cerimónia fúnebre que teve lugar no Quartel-General do Exército Ex-RI.20, o MPLA endereçou em nome da Direcção do Partido, dos militantes, amigos e simpatizantes sinceras condolências, enaltecendo as responsabilidades políticas que desempenhou na luta pela conquista da Independência Nacional.

Na ocasião, o elogio fúnebre ficou a cargo do secretário do Bureau Político do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, camarada Pedro Neto, que considerou o malogrado de “militante de primeira linha do MPLA”.

Segundo a leitura textual, foi por opção individual que ingressou no MPLA em 1962, em Leopoldville, actual República Democrática do Congo, “cujos ideais sempre seguiste e soubeste defender de forma frontal”.

No Quartel Militar “R20”, local onde decorreu o velório, Pedro Neto, destacou as qualidades humanas e profissionais do malogrado que durante grande parte da sua vida se dedicou de forma intensa, às actividades do MPLA.

 “Neste momento de dor e consternação, o MPLA recorda com nostalgia, a convivência amiga da passagem de Manuel Difuila pelas “nossas” vidas, com o estilo de uma figura abnegada que ficará no panteão dos melhores militantes do MPLA, sempre fiéis aos seus princípios, não hesitando em contribuir com o seu saber para o que fosse solicitado”, frisou a nota.

“A Manuel Difuila deve ser reconhecido os graus académicos, entre os quais o de doutor em Filosofia, à categoria de Professor Titular da Universidade Agostinho Neto, tendo leccionado diferentes disciplinas nos cursos de Ciências Sociais nos Institutos Superiores de Ciências de Educação de Luanda, de que foi o primeiro director e co-fundador, em Cabinda, no Sumbe, no Lubango e no Instituto Superior Politécnico Kangonjo, em Luanda.

Destaca-se ainda a sua intervenção, como sindicalista com impressões digitais na criação da UNTA (União Nacional dos Trabalhadores Angolanos), de que era co-fundador e da CGSILA, actividades que desempenhou juntamente com as carreiras político-partidária.

“Em função do legado deixado pelo camarada e professor Manuel Maria Difuila, compreendemos que a melhor forma de o homenagear é elogiar a sua brilhante trajectória profissional, com realce para a docência”.

Manuel Maria Difuila, natural da comuna do Kuila, província do Zaire, morreu aos 79 anos de idade.

Neste momento de dor e luto, recordamos, “com nostalgia, a convivência amiga da tua passagem pelas nossas vidas, com o estilo de uma figura abnegada que ficará no panteão dos melhores militantes do MPLA, sempre fiéis aos seus princípios, não hesitando em contribuir com o seu saber para o que fosse solicitado”.

 “O MPLA perdeu, para sempre, um destemido militante, a quem, a título póstumo, dizemos que sentimos orgulho de nos pilares da nossa história ter bem firmes alicerçados os teus tijolos”, realça o elogio fúnebre.

JG/HT