Jornal ÉME – 11.01.22 – A Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião, recebeu nesta terça-feira (11) na Sede Nacional do Partido, em Luanda, o vice-presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João Baptista Pereira, para abordar as relações históricas entre os dois partidos.

A delegação do PAICV está em Luanda, no quadro da visita oficial a Angola do presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que tem como objectivo, reforçar às relações de amizade e cooperação entre os dois países.

No encontro mantido, ambos dirigentes revisaram o estado positivo das relações políticas entre o MPLA e o PAICV e asseguraram que vão continuar a trabalhar para um maior desenvolvimento e aprofundamento dos laços, através da materialização dos programas dos dois partidos.

À saída da reunião, João Baptista Pereira, classificou o encontro “muito útil e proveitoso” e “dialogamos em torno das relações históricas e de cooperação que ligam o Partido histórico angolano e o PAICV”.

“Perspectivamos o aprofundamento da cooperação entre as duas forças políticas”, e aproveitamos para abordar a questão referente a realização das eleições gerais que decorrerão no mês de Agosto do corrente ano, assim como “augurar sucessos ao MPLA e ao povo angolano, na consolidação da democracia em Angola”, afirmou.

Na sua abordagem, o vice-presidente do PAICV, considerou que “as relações entre os dois partidos são boas”, e no âmbito do aprofundamento dessas afinidades históricas, foi formulado um convite ao MPLA para participar no Congresso do PAICV, que terá lugar no decurso deste ano.

Segundo João Baptista Pereira, os estreitos vínculos políticos entre ambos os partidos se mantêm e diversificam, tendo em conta que as duas organizações são referências nos seus respectivos processos de desenvolvimento.

Por isso, vaticinou que as declarações conjuntas que sairão dos encontros dos presidentes de Angola e de Cabo Verde vão permitir elevar os níveis de parcerias entre os dois países.

Texto: NJ/HT

Fotos: DG