Jornal ÉME – Luanda – 14.12.23 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, foi recebido nesta quarta-feira (13) no Palácio da Revolução, em Havana, pelo Primeiro-Secretário do Partido Comunista de Cuba (PCC), Miguel Diaz-Canel, em que destacaram a disposição comum de fortalecer as relações bilaterais e os laços históricos de amizade entre as organizações políticas.

Durante o encontro, Manuel Augusto, destacou a liderança da República de Cuba por ter acolhido em Setembro a Cimeira dos países membros do Grupo dos 77+China, que contou com a participação do Chefe de Estado de Angola, João Lourenço.

Saudou calorosamente a iniciativa que considerou ser um acontecimento histórico e uma vitória diplomática para Cuba, face aos resultados obtidos na concertação dos líderes do G77+China.

Manuel Augusto enfatizou a intervenção do MPLA e do PCC, pelo seu papel específico como forças dirigentes da sociedade e pelo elo que exercem sobretudo, no apoio as relações entre os dois Estados”, expressou.

Em visita de trabalho a convite do PCC, Manuel Augusto cumpre uma agenda de sete dias a República de Cuba a frente de uma delegação do Partido, que integra entre outros membros, Alexandre Moreira Bastos, antigo combatente e membro da Associação de Amizade Angola-Cuba.

A agenda do dirigente angolano em Cuba inclui entre outras actividades, o tributo aos Heróis Mártires Cubanos tombados pela Independência de Angola, encontro com os integrantes cubanos do Bureau Político e o Secretário da Organização do Comité Central do Partido, Roberto Morales.

Texto: JG