Jornal ÉME – Luanda – 07.04.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, manifestou (06), em Luanda, a sua consternação pela morte de Henrique André Júnior, ex-deputado da bancada parlamentar do Partido e antigo governador da província do Cuanza-Norte, ocorrida no dia 31 de Março.

Na cerimónia fúnebre, decorrida no Quartel-General do Exército (ex-RI20), em Luanda, a Vice-Presidente destacou as qualidades humanas do malogrado, referindo “que cumpriu com zelo e dedicação as missões que lhe eram confiadas”.

Luísa Damião descreveu a figura de Henrique André Júnior como “um militante intrépido do Partido, que por mérito próprio chegou a ser membro do Comité Central”.

Segundo a dirigente, Henrique Júnior deixa-nos o legado de um homem de trabalho, que sabia interpretar as aspirações dos angolanos e a melhor forma de honrar a sua memória é continuar a trabalhar para o bem do povo.

Luísa Damião reconheceu que o malogrado também “se notabilizou como um quadro capaz, com elevada qualidade quer no Partido como no Governo, onde cumpriu as suas responsabilidades com muito zelo e dedicação”.

Acompanharam a Vice-Presidente do MPLA, o Secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo e outros membros do Secretariado do Bureau Político e do Comité Central.

O antigo governador do Cuanza-Norte, que faleceu no dia 31 de Março por doença, numa das unidades hospitalares de Luanda, é lembrado como figura emblemática, humanista, um patriota, um político notável, visionário e excelente comunicador.

Aos 75 anos de idade, Henrique Júnior é descrito no comunicado do Governo como um homem que cumpriu a missão de parlamentar de corpo e alma, assim como assumiu posições firmes em prol do desenvolvimento do país.

Texto: JV
Fotos: DG