Jornal ÉME – Luanda – 07.04.23 – O Presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, considerou (06) que a vitória obtida pelo MPLA nas últimas eleições gerais em Angola vai servir para que o partido que dirige ganhe, este ano, as eleições legislativas na Guiné-Bissau.

O dirigente prestou estas declarações logo depois da audiência que manteve com a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, que serviu para passar em revista o actual estado das relações bilaterais e de cooperação política que os dois partidos mantêm desde o primórdio da luta contra o colonialismo português.

Em declarações à imprensa, no termo do encontro, Domingos Simões Pereira disse que a sede do MPLA é uma passagem obrigatória para qualquer dirigente do PAIGC que se desloca a Angola.

O político referiu que aproveitou a oportunidade para “apresentar à Vice-Presidente do MPLA uma resenha dos últimos acontecimentos, não só no nosso país, mas particularmente no seio do nosso partido, sobretudo depois da realização do Congresso e a forma como nos estamos a preparar para as eleições legislativas marcadas para o próximo dia 4 de Julho”.

Inspirado no exemplo de como o MPLA se preparou para vencer o pleito eleitoral de 24 de Agosto de 2022, o político afirmou que “o nosso partido e o povo guineense acompanharam de perto e de maneira especial todo o percurso feito pelo MPLA naquele período e estamos aqui para comparar as nossas estratégias, as nossas visões e, com base nestas comparações, podermos aprender e tirar aquilo que podem ser lições positivas”.

Domingos Simões Pereira foi peremptório ao admitir que o PAIGC irá concorrer nas próximas eleições como coligação, entendendo que esta será uma forma de tornar a escolha do eleitor guineense mais simplificada e esclarecida, na hora de escolher os verdadeiros representantes do povo.

 Fundado a 19 de Setembro de 1956, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), foi o movimento que organizou e liderou a luta contra o colonialismo português.

Texto: NBS
Fotos: DG