Jornal ÉME – Luanda – 26.09.23 – As delegadas à Primeira Assembleia Extraordinária do Comité Provincial da OMA de Luanda, elegeram hoje (26) no Centro de Conferências de Belas, Luzia Pedro Contreiras Policarpo, ao cargo de secretária provincial da Organização, com 669 votos a favor, correspondente a 98 por cento do total dos votos escrutinados.

Luzia Policarpo substitui no cargo, Ana Maria Alves, à luz de uma resolução do Bureau Político do MPLA, que aponta para a cessação das secretárias provinciais da OMA e dos primeiros secretários provinciais da JMPLA eleitos deputados à Assembleia Nacional nas Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022.

Ao fazer o uso da palavra, Luzia Policarpo, destacou que o foco da acção política da OMA está virado para o reforço dos centros de alfabetização e de aconselhamento, o combate à violência doméstica para que as vítimas encontrem respostas assertivas quando procurarem os apoios da Organização.

“A OMA em Luanda vai ter uma reviravolta, pois a nossa missão é de reconciliação, união, progresso, e é de inovação”, sustentou a dirigente.

Já o primeiro secretário provincial do MPLA, Manuel Homem, encorajou a recém-eleita a fortalecer a interação com as lideranças das organizações da sociedade civil, das igrejas e fazedores de opinião existentes nas comunidades.

No quadro das actividades da OMA na província, Manuel Homem recomendou a continuidade da realização de acções de superação, capacitação, e a formação política-ideológica das militantes, elevando o nível de conhecimento e dotando-as de ferramentas para um trabalho quantitativo e qualitativo de activismo e combate político.

Sob o lema “Mulher Angolana – Participação, Inclusão e Desenvolvimento” participaram na assembleia 682 delegadas provenientes dos nove municípios da província de Luanda, que num ambiente festivo, entoaram canções de exaltação ao Presidente do MPLA, João Lourenço, pelas políticas públicas que visam a autopromoção da mulher.

Já a secretária provincial cessante, Ana Maria Alves, agradeceu a Direcção do MPLA, através do seu líder máximo, pelas reformas operadas no Partido à luz da transição geracional, factor da sua eleição ao cargo de secretária provincial da OMA de Luanda, que terminou nesta terça-feira (26/09).

Testemunharam igualmente o evento os membros do Bureau Político, do Comité Nacional da OMA e do Comité Central, o segundo secretário provincial de Luanda, Ermelindo Pereira, secretárias municipais da OMA, primeiros secretários municipais do MPLA, autoridades tradicionais e eclesiásticas, assim como os demais convidados.

Texto: DN
Fotos: AP