Jornal ÉME – Benguela – 13.05.24 – O reforço dos apoios às cooperativas agrícolas compostas por mulheres, para a dinamização da produção nos campos de cultivo e a melhoria da segurança alimentar das famílias, foi garantido hoje (13/05) na cidade de Benguela, pela Secretária Geral da OMA, Joana Tomás.
A dirigente teceu estas considerações depois de ser recebida pela Segunda Secretária Provincial do MPLA, Rosalina Cassissa, da Secretária Provincial da OMA, Maria da Graça António, e por centenas de militantes da Organização, no âmbito do lançamento da segunda edição do Roteiro Kudima, na região centro e sul de Angola.
Ao interagir com as militantes, Joana Tomás, começou por agradecer a calorosa recepção e adiantou que durante a sua estadia , visitará as cooperativas de mulheres que se dedicam ao campo, e as associações pesqueiras voltadas no processamento do pescado, onde vai entregar diversos apoios para impulsionar as actividades desenvolvidas.
Para o fomento da actividade agrícola desenvolvida por mulheres na circunscrição, Joana Tomás, apontou a distribuição de sementes, catanas, enxadas, motosserras, fertilizantes, como meios necessários para a prática da agricultura que impactam positivamente na vida das populações.
Referiu também que as antigas dirigentes da Organização a nível da província serão visitadas e apoiadas em gesto de reconhecimento do contributo prestado em prol do crescimento e desenvolvimento da OMA como organização social do Partido.
A dirigente defendeu também a captação e mobilização de recursos financeiros para a implementação de novos projectos agrícolas, visando o alcance de bons resultados tendo em conta as potencialidades agrícolas e terras aráveis que província possui para o cultivo de determinados produtos.
O Roteiro Kudima é um projecto virado ao incentivo da prática da agricultura familiar, com realce para as actividades praticadas por mulheres, e que visa melhorar a produção de alimentos para reduzir a fome, a pobreza e a taxa de desemprego.
Texto: DN