Jornal ÉME – Luanda – 28.09.23 – Os comités provinciais da OMA de Malanje, Lunda Norte, Cuanza Norte e de Cabinda, realizaram recentemente, as assembleias extraordinárias para elegerem as novas secretárias provinciais a nível das respectivas localidades.

As assembleias decorreram à luz de uma resolução do Bureau Político do MPLA, que aponta para a cessação das secretárias provinciais da OMA e dos primeiros secretários  provinciais da JMPLA eleitos deputados à Assembleia Nacional nas Eleições Gerais de 24 de Agosto de 2022.

Malanje

Na província de Malanje, Anita Paulo Júnior foi eleita (26/09) ao cargo de  secretária provincial da Organização, durante a 1.ª Assembleia Extraordinária, substituindo deste modo, Ana da Purificação.

Na ocasião, a recém-eleita apontou o empoderamento das mulheres, através do incremento agrícola, como prioridade do seu mandato, com vista a reduzir a pobreza no seio das famílias, a par da contínua intervenção da OMA na luta contra o analfabetismo no seio das militantes.

Apelou à união das militantes e o firme apoio em torno do Presidente do MPLA, João Lourenço, visando o alcance da vitória nos próximos desafios eleitorais.

Lunda Norte

As delegadas à Assembleia Extraordinária de Renovação de Mandatos na província da Lunda Norte, elegeram (23/09) na cidade do Dundo, Sara Rosalina Paciência, ao cargo de secretária provincial, em substituição de Elisa Solange Paxe.

Sara Paciência foi eleita com 97 por cento de um total de 384 votos válidos, num processo que contou com participantes dos 10 municípios da província, designadamente Chitato, Cambulo, Cuango, Lucapa, Capenda-Camulemba, Lóvua, Cuilo, Lubalo, Caungula e Xá-Muteba.

Prometeu trabalhar com todas as militantes e cumprir as orientações, com vista ao reforço da mobilização da jovem mulher, assim como e desenvolver acções para o auxílio aos programas de melhoria das condições sociais das famílias em situação de vulnerabilidade.

Cuanza Norte

A 1.ª Assembleia Extraordinária do Comité Provincial da OMA, elegeu (23/09) na cidade de Ndalatando, Filomena Assunção de Lima, ao cargo de secretária da OMA no Cuanza Norte, com 202 votos a favor e sete contra, em substituição da secretária provincial cessante, Nary Aguiar.

Durante o evento, Filomena de Lima defendeu a necessidade de maior  unidade e engajamento das militantes na materialização dos programas do MPLA, imprimindo uma maior dinâmica para o crescimento almejada na província.

Cabinda

Maria de Fátima Dombi Congo Sambo foi eleita nesta quarta-feira (27) na cidade de Cabinda, com 260 votos à favor, oito votos em branco, duas abstenções e nenhum contra, ao cargo de secretária provincial da OMA, durante a 3.ª Assembleia Extraordinária do Comité Provincial de Cabinda.

Apelou a união e a coesão no seio das militantes para os desafios do futuro, com trabalho afincado para o alcance da vitória nas próximas eleições gerais.

Texto: DN