FALECIMENTO DO CAMARADA HERMÍNIO JOAQUIM ESCÓRCIO
Jornal ÉME – Luanda – 29.09.23 – “O Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento, com profunda resignação, do falecimento do Camarada HERMÍNIO JOAQUIM ESCÓRCIO, histórico militante e dirigente do MPLA, ocorrido nesta Sexta-feira, 29 de Setembro de 2023, na República da África do Sul, por doença, aos 87 anos.
Figura incontornável do nacionalismo angolano, HERMÍNIO ESCÓRCIO destingiu-se pelo sentido de disciplina, rigor e obediência político-partidário, bem como pelo elevado conhecimento do percurso histórico-revolucionário de Angola e do MPLA.
Militante convicto e profundamente dedicado à defesa das causas e dos ideais do Partido, o Camarada HERMÍNIO ESCÓRCIO conquistou, por mérito próprio, o estatuto de Membro do Comité Central do MPLA, eleito na Conferência Inter-Regional realizada em Setembro de 1974, em Lundoje, província do Moxico.
Coordenador do Comité de Recepção e Instalação da Primeira Delegação do MPLA que chegou a Luanda no dia 8 de Novembro de 1974, HERMÍNIO ESCÓRCIO foi, igualmente, Membro da histórica Liga Nacional Africana e integrou a delegação do MPLA às negociações dos Acordos de Lunhamege com o Governo Português.
HERMÍNIO ESCÓRCIO desempenhou, de forma exemplar, várias funções de direcção e chefia no aparelho central do Estado, com realce para as de Secretário pessoal do Presidente António Agostinho Neto, Chefe do Protocolo de Estado e Património da Presidência da República, Membro do Conselho da Revolução, Deputado à Assembleia do Povo, Director-Geral da SONANGOL e Membro do actual Conselho de Honra do MPLA.
Conhecido como exímio diplomata e de refinado perfil humano, o Camarada HERMÍNIO ESCÓRCIO, representou o Estado Angolano como Embaixador nas Repúblicas da Alemanha, Egipto, Argélia e Argentina. Com fortes inclinações desportivas, o malogrado HERMÍNIO ESCÓRCIO foi um dos principais mentores da fundação do Atlético Petróleo de Luanda, tendo sido Presidente Honorário do Clube, até a data do seu falecimento.
A morte do Camarada “HERMÍNIO ESCÓRCIO” representa a perda de um militante abnegado e intransigente e, pelo infortúnio, o Bureau Político do Comité Central inclina-se perante a memória do malogrado, endereçando à família enlutada, sentidas condolências.
MPLA – TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.
LUANDA, 29 DE SETEMBRO DE 2023.
O BUREAU POLÍTICO”.