Jornal ÉME – Luanda – 13.05.24 – O Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, asseverou neste sábado (11) em Luanda, que a Organização está a trabalhar no sentido de fortalecer as estruturas a nível de base, tornando-as cada vez mais dinâmicas, interventivas e comprometidas com os anseios da juventude angolana.

Ao falar a imprensa no final do arranque da primeira Assembleia de Balanço e Renovação de Mandatos do Núcleo n.º 2 (4 de Fevereiro) do Comité local de Kawelele, no município do Cazenga, o líder da juventude, reafirmou que vai continuar à acompanhar o processo de “perto” na província de Luanda, a nível do País e no exterior, tendo como pano de fundo a preparação do 9.º Congresso Ordinário da JMPLA.

Crispiniano dos Santos defendeu que as estruturas na base representam um instrumento de capital importância, pela ligação directa com a aplicação do princípio da vinculação da JMPLA com às massas, desde os órgãos superiores até as organizações de base.


Enfatizou a urgência de revitalizar e fortalecer o trabalho da Organização, assim como apelou a juventude a cumprir com o seu papel na preservação do património público.

O Primeiro-Secretário abordou questões centrais relacionadas com a formação académica, técnica e profissional dos jovens. Por esta razão, indicou que a JMPLA tem realizado ciclos de preparação para os jovens, com vista a ingressar no ensino médio e superior.

O líder juvenil insistiu na importância de continuar a “investir no capital humano, por ser uma peça estruturante no desenvolvimento do nosso País”.

Por sua vez, o Primeiro-secretário provincial da JMPLA de Luanda, Ernesto André, informou que foram realizados 220 processos assembleários a nível dos nove municípios que compõem a capital do País.

“Nós estamos com uma previsão de 98 por cento, para atingir o número previsto de organizações de base a nível da província de Luanda”, assinalou.

A Assembleia de Balanço e Renovação de Mandatos do Núcleo n.º 2, do Comité do Distrito Urbano do bairro 11 de Novembro, elegeu para o cargo de coordenador, Agostinho Luís.

Antes da realização do 9.º Congresso Ordinário, prevista para Novembro do corrente ano, a JMPLA na província de Luanda realizará o processo assembleário no mês de Setembro em data a anunciar.

Importa recordar que o acto de lançamento nacional do processo assembleário a nível do País e na diáspora, teve lugar recentemente, na província de Malanje, em cerimónia orientada pelo Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos.

Texto: JG
Fotos: AP