Jornal ÉME – Luanda – 25.09.23 – O Movimento de Apoio Solidário de Angola (Movangola) prestou neste domingo (24) uma singela homenagem à viúva do Primeiro Presidente de Angola, Maria Eugénia Neto, pelo contributo prestado aos mais variados sectores na luta pela conquista da Independência Nacional.

A acção esteve enquadrada nas jornadas político-patrióticas levada a cabo pelo Movangola, com intuito de saudar o “17 de Setembro” data consagrada ao Fundador da Nação Angolana.

Coube ao ministro do Interior, Eugénio Laborinho, fazer a entrega de um quadro com uma mensagem honrosa à camarada Maria Eugénia Neto, que ao receber, manifestou gratidão pelo reconhecimento de que foi alvo.

Na ocasião, a homenageada enalteceu a iniciativa do Movangola, e apelou a realização permanente de actividades que visam levar à sociedade angolana, em particular à juventude, os grandes feitos do Guia Imortal da Revolução Angolana que tornaram possível a libertação do País.

Por sua vez, Eugénio Laborinho referiu que, o percurso histórico do Poeta Maior para a conquista da Independência Nacional e a afirmação de Angola no plano africano e mundial, continuam a inspirar políticos, músicos e fazedores de cultura na construção de uma sociedade mais próspera.

O presidente do Movangola, António Sawanga disse que, reflectir os ideais do pensamento político e cultural do Presidente Agostinho Neto, é um sinal positivo com carácter mobilizador, para a manutenção do projecto nação, instituído em 1975, aquando da proclamação da Independência Nacional.  

Foram igualmente homenageados os jornalistas Ana Lemos, Amílcar Xavier, Octávio Pedro Capapa, Manuel Esperança e Vânia Varela, assim como os músicos Dom Caetano e Calabeto, pelo contributo prestado à Nação no acompanhamento e divulgação dos grandes momentos que o País registou.

A actividade contou com o suporte musical do grupo “Jovens do Prenda” que ao interpretarem as suas canções levaram ao delírio os presentes que não hesitaram um “pé de dança” na celebração do mês do Herói Nacional.

Texto: DN