Jornal ÉME – 27.03.24 – Luanda – O primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, realizou nesta quarta-feira (27) em Luanda, uma intensa jornada política e patriótica, no município do Icolo e Bengo, para inteirar-se sobre as acções realizadas no âmbito do Projecto Integrado de Desenvolvimento da Quiminha.

Na visita, a três objectivos de interesse económico e social , foram revisados as estratégias de trabalho que visam impulsionar a economia, especialmente a produção de alimentos.

O Pólo Agrícola da Quiminha é um dos investimentos públicos que visa o aumento da produção interna e redução as exportações de bens alimentares.

Está localizado em Icolo e Bengo e conta com produção o ano todo com destaque para as hortícolas e os cereais.

No local, o líder da JMPLA , reconheceu a importância dos múltiplos projectos, entre os quais destacou o da produção de grãos, e expressou a sua disposição de continuar a advogar junto às instituições de direito para obtenção de financiamentos, para que os jovens respondam aos desafios concernentes aprodução alimentar para sustentabilidade da economia nacional.

Sobre os principais condicionamentos que os jovens agricultores enfrentam para efectuar o escoamento dos produtos do campo para o mercado, Crispiniano dos Santos, sugeriu a necessidade de um modelo de trabalho para alcançar progressos em produtividade e eficiência.

No período da tarde, a comitiva manteve encontros com os militantes, participou na campanha de plantação de árvores no Distrito da Bela Vista, e manteve um encontro com os moto-taxistas, que em conjunto, analisaram a problemática da sinistralidade rodoviária.

Por último, presidiu uma conferência sob o lema “A Batalha do Cuíto Cuanavale e o seu Impacto na África Austral”, que decorreu no Centro Cultural Agostinho Neto, e teve como oradores, dois conhecedores da história nacional e internacional, nomeadamente, o docente universitário, Mário Pinto de Andrade, e o historiador, Clemente Cunjuca.

Acompanharam o Primeiro- Secretário da JMPLA, o membro do Comité Central do MPLA, Fernando João, em representação do primeiro secretário provincial do Partido, Manuel Homem, o secretário provincial da JMPLA, Ernesto André, o primeiro secretário municipal do MPLA no Icolo e Bengo, João de Almeida, entre outros membros do Secretariado Nacional da JMPLA .

JÉME