Jornal ÉME – Luanda – 02.11.23 – O Secretariado Nacional da JMPLA procedeu na quarta-feira (01) em Luanda, ao lançamento da Jornada 23 de Novembro, alusiva ao 61.º aniversário da Organização Juvenil do MPLA, criada em Leopoldville (República do Congo) em 1962.

A cerimónia de abertura oficial do evento foi presidida pelo 1.º Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, que esteve ladeado pelo 2.º Secretário Provincial do Partido de Luanda, Ermelindo Pereira, e pelo 1.º Secretário Provincial da JMPLA, Ernesto André, bem como, de outros membros do seu secretariado.

Ao tomar a palavra, no local do evento no Arquivo Histórico Nacional,
Crispiniano dos Santos, apelou os militantes, simpatizantes e amigos da JMPLA, a primarem por uma convivência pacífica, fraterna e de solidariedade, visando o respeito pela dignidade humana e igualdade de direitos entre todos os angolanos.

O membro do Bureau Político, ressaltou que em vista às urgências e desafios que o País enfrenta, nos sectores sociais e económicos, é necessário fortalecer a aplicação da ciência para propor as respostas que a situação exige.

Apelou os jovens, no sentido de salvaguardarem os valores morais, culturais e patrióticos, apontando, como, estratégias fundamentais para manter a coesão e o respeito entre os angolanos, independentemente da condição social, crença religiosa, raça e filiação política.

O político encorajou a juventude do MPLA a se manter acutilante, determinada e vigilante contra acções que visam denegrir a imagem do Partido e do seu líder, João Lourenço, que tem trabalhado para melhorar as condições de vida do povo angolano.

Relembrou que alguns líderes da oposição, com ansiedade de chegar ao poder, adoptam comportamentos inadequados e usurpam competências dos outros, mas advertiu, “as funções devem ser assumidas por meritocracia, com padrões de competência e muita responsabilidade”.

Os comités provinciais da JMPLA irão promover, entre, os dias 1 a 30 do corrente mês, em simultâneo, actividades multidisciplinares, como, actos políticos de massas, caravanas políticas e patrióticas, acções de moralização da sociedade, palestras, actividades desportivas e culturais.

De recordar que o acto central das comemorações do 23 de Novembro, decorrerá na província do Zaire, no dia 22 de Novembro.

Texto: NJ
Fotos: DG