Jornal ÉME — Luanda — 01.11.23 — O Grupo Parlamentar do MPLA, considerou nesta terça-feira (31) em Luanda, positivo o workshop sobre o Orçamento Geral do Estado (OGE) uma acção em que os parlamentares aperfeiçoaram os conhecimentos acerca do principal instrumento de execução das finanças públicas.

Para o economista Alves da Rocha, a acção formativa visou trocar ideias, resultados de pesquisa, e analisar outras experiências. Enfatizou que os deputados poderão sair deste seminário mais informados, especificamente para “àqueles que não seguem com tanta acuidade o trabalho de investigação que estão a ser feitos”.

Por sua vez, o deputado da Quarta Comissão do Grupo Parlamentar do MPLA, Nazário Vilhena, referiu que estão preparados para os desafios pontualmente no que diz respeito a proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE).

A expectativa de todos é colocar em prática essas matérias consideradas desde logo, a observação e leitura célere do próprio documento, tendo em conta a sua complexidade, sistematização e as boas práticas de acordo com as normas internacionais, referiu.

Nazário Vilhena considerou que o próximo OGE para o exercício económico 2024, está a ser preparado numa fase crítica do ponto de vista financeiro global e os deputados, vão priorizar as áreas sociais como a educação, saúde, defesa, bem como o empreendedorismo que é necessário ter em conta para mitigar a empregabilidade.

A acção formativa, que decorreu entre os dias 30 e 31 do mês de Outubro, em Luanda, teve como objectivo munir os deputados da Primeira, Quarta e Quinta Comissões de conhecimentos sobre o planeamento e execução das finanças públicas para melhor exercício de fiscalização e advocacia.

Texto: JG

Fotos: DG