A MATOKO YE ZINDUMBA ZA ZAÍRE, KIAMBOTE KIENU!
(Jovens do Zaire, passaram bem?);
LU UNDIDIÉ?
(Estão bem?)

CAMARADA ADRIANO MENDES DE CARVALHO, MEMBRO DO BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA, 1º SECRETÁRIO PROVINCIAL DO PARTIDO E DIGNO GOVERNADOR DO ZAIRE;

CAMARADAS MEMBROS DO SECRETARIADO DO BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL;

CAMARADA CRISPINIANO VIVALDINO EVARISTO DOS SANTOS, 1º SECRETÁRIO NACIONAL DA JMPLA;

CAMARADA JOANA TOMÁS MARTINS, MEMBRO DO BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA E SECRETÁRIA-GERAL DA OMA;

CAMARADA MARIA ANTONIETA BAPTISTA, MEMBRO DO BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL E COORDENADORA DA COMISSÃO DE DISCIPLINA, ÉTICA E AUDITORIA;

CAMARADA LEONEL MARTINS, MEMBRO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA E COORDENADOR ADJUNTO DO GRUPO DE ACOMPANHAMENTO DO SECRETARIADO DO BUREAU POLÍTICO À PROVÍNCIA DO ZAIRE;

CAMARADAS MEMBROS DA COMISSÃO EXECUTIVA DO COMITÉ PROVINCIAL DO PARTIDO;

CAMARADAS MEMBROS DO SECRETARIADO DO COMITÉ NACIONAL DA JMPLA;

ESTIMADOS MILITANTES, AMIGOS E SIMPATIZANTES DA JMPLA, DA OMA E DO MPLA;

CAROS JOVENS DA PROVÍNCIA DO ZAÍRE;

É com imensa satisfação e alegria que acedemos ao honroso convite da JMPLA, para celebrarmos aqui, em Mbanza Congo, terra declarada como património cultural da humanidade, os 61 anos desta grande e histórica organização social do glorioso MPLA, fundada a 23 de Novembro de 1962, em Leopoldville (actual Kinshasa), antigo Zaíre, hoje República Democrática do Congo.

Quero agradecer a presença da juventude neste recinto em representação dos milhares de jovens de Cabinda ao Cunene, para que juntos façamos uma reflexão e introspecção, sobre o que representa esta data, para a reafirmação dos ideais, dos princípios e valores, que continuam a guiar o trabalho da juventude do MPLA, face aos desafios do presente e do futuro.
TU TONDELE! (Obrigado!)

Quero, igualmente, dirigir uma palavra de apreço à Direcção do Partido, na pessoa do Camarada Adriano Mendes de Carvalho, Primeiro Secretário Provincial do Partido, nosso digno Governador e aos Membros do Secretariado Provincial da JMPLA, pelo carinho e hospitalidade que nos brindam desde a nossa chegada, num ambiente de muita alegria e elevada responsabilidade.

Estimados camaradas;

Trazemos um abraço especial e fraterno do nosso querido Presidente, o Camarada João Lourenço, para todo o Povo do Zaire, em especial aos jovens desta maravilhosa província, por acolherem o acto nacional que marca as celebrações de mais um aniversário da nossa organização juvenil.

Parabéns, JMPLA, pelos 61 anos de existência! Parabéns pela heróica e orgulhosa contribuição ao longo do percurso de lutas e vitórias do nosso Partido, que este ano completa 67 anos desde a sua fundação no longínquo ano de 1956.

A MATOKO YE ZINDUMBA ZA ZAIRE, KIAMBOTE KIENU!

Estimados Camaradas;
Caros jovens;

É sempre um enorme prazer estar entre os jovens desta histórica Província do Zaire, terra de lindas paisagens e de uma cultural repleta de um enorme simbolismo e ancestralidade, considerada como uma referência histórica mundial.

Presenciar esta energia positiva e todo esse potencial, anima-nos e rejuvesnece-nos, assim como aumenta a nossa responsabilidade sobre a necessidade de trabalharmos com os jovens para a materialização dos seus legítimos anseios e aspirações.

A juventude no nosso país não é só o futuro, mas é o passado e é o presente. Os jovens estão e sempre estiveram presentes nos vários momentos da nossa história. É a maioria e representa um grande potencial para o nosso lindo e rico país e são os principais activos para desenvolver o país.

É por isso que a aposta do Executivo, liderado pelo Camarada Presidente João Lourenço, visa, entre outros, a oferta de educação e ensino a todos os níveis, para potenciar o que há de precioso nos nossos jovens e assim ser mais fácil a sua inserção na sociedade, no mercado de trabalho, assim como é mais fácil também aproveitar o talento e “know-how dos nossos jovens.

O que se pede à juventude, neste contexto, é que mantenham o foco. Que continuem a investir na sua formação e na sua especialização. Que se associem preferencialmente a quem pode acrescentar valor ao seu crescimento. Que continuem a elevar a vossa maturidade política.

Necessitamos de jovens patriotas que nutram amor pelo seu país. Que desenvolvam o seu talento. Que participam no desenvolvimento do país. Que sejam resilientes, empreendedores e determinados.

Que abracem os princípios e valores da moral, da ética, da cultura e dos usos dos bons costumes. Que contribuam para o fortalecimento da democracia, para a consolidação da paz e para a promoção do desenvolvimento.

Estimados jovens;

A JMPLA oferece a oportunidade para a socialização política, a construção dos mais elevados valores de cidadania, de patriotismo, assim como a possibilidade dos jovens fortificarem o diálogo plural e transversal, tornando-se membros activos, participantes do seu meio de pertença e não só, reforçando assim, o seu “networking”….. Mas também elevado sentido estratégico para qualquer jovem visionário, que se queira projectar para o mundo.

As directrizes do nosso Partido orientam a JMPLA que, enquanto braço Juvenil do MPLA, tem a missão de continuar a congregar no seu seio, todos os jovens angolanos que se identificam com os ideais patrióticos da Paz, da democracia, da liberdade e da solidariedade social.

Assegurando a sua formação e encaminhamento político e ideológico; sem distinção de raça, de origem étnica, de género, do lugar de nascimento, da classe social e das crenças religiosas que cada jovem possa ter. Na JMPLA há lugar para todos, como ficou demostrados pelos jovens que livremente ingressaram hoje na JMPLA.

Estimados militantes, simpatizantes e amigos da JMPLA;
Caros jovens;

Sessenta e um ano depois, é cada vez maior o sentimento de termos hoje, uma organização mais madura e que deve continuar a crescer com referência nos ideais positivos, honrando todos aqueles que ao longo do seu percurso, dedicaram as suas vidas para a edificação desta “escola política e social” que temos hoje.

Vale lembrar aos camaradas que, a JMPLA foi fundada num contexto em que o sentimento nacionalista era bastante efervescente no seio das populações e entre os jovens de forma particular.

Os ideais da luta pela libertação, pela independência do País e emancipação do povo angolano eram palavras de ordem e, pela determinação dos jovens daquela época, que foram alcançados.

Ao longo da trajectória da JMPLA várias gerações passaram por ela, cada uma procurou, no seu tempo, responder positivamente aos desafios que se lhe impunham.

Nunca uma geração de jovens ao longo deste período virou as costas à Pátria, nem nos momentos mais adversos e incertos. Pelo contrário, todas as gerações que passaram pela JMPLA tinham um mesmo denominador comum: A entrega abnegada e incondicional pelos ideais da liberdade, da independência e da paz.

Estimados jovens;

Pertencer a uma organização juvenil como a JMPLA é um acto de maturidade social e política, e, sobretudo, de cidadania responsável, é uma decisão que deve sempre nos interpelar,não apenas sobre o que a organização me pode oferecer, mas essencialmente, sobre o que devo eu prestar à organização, para que ela seja cada vez melhor, mais competitiva e mais atractiva.

Esta é a grande questão que nos devemos colocar todos os dias. Qual deve ser o meu contributo para a organização.

O Lema “JMPLA Amar a Pátria e fazer Angola Crescer Mais” que preside as comemorações do 61º Aniversário da organização, convoca-nos para uma necessária reflexão sobre a dimensão axiológica da nossa JMPLA e o sobre o papel contributivo da juventude do MPLA.

Diz-se que é nos momentos de grandes desafios que se veem os melhores filhos e o carácter dos nossos amigos!

Com o apoio dos jovens, o MPLA continuará firme, resiliente e seguirá forte na senda do compromisso que assumiu desde cedo com o povo angolano.

A JMPLA deve, por isso, continuar na vanguarda, liderando os processos de esclarecimento aos jovens, de orientação e de mentoria aos mais jovens para que não se deixem influenciar pelas correntes sazonais e pelos oportunistas políticos que tudo fazem para deturpar e enviesar a narrativa dos factos.

Contudo, na actual geração de líderes da JMPLA, tem de estar bem presente a grande responsabilidade que pesa sobre os seus ombros. A responsabilidade de inspirar, de orientar, de informar e de mobilizar pelo exemplo os jovens, no caminho dos ideais mais nobres assentes nos princípios fundadores do nosso glorioso MPLA.

É fundamental que tenhamos sempre presente que é de nós, JMPLA, que os jovens angolanos esperam, é de nós que os jovens hão – de buscar as referências para o seu posicionamento social.

Então, os líderes juvenis e os membros da JMPLA devem ser o reflexo que queremos reconhecer nos nossos jovens. Evitemos, por isso, os gestos de prepotência, de arrogância, de privilégios desonestos, de “sabe tudo” para, com a humildade, estendermos a mão à quem procura o nosso auxílio e à quem precisa do amparo da nossa organização.

A postura de simplicidade, de doação de amor ao próximo e de empatia devem continuar a ser a marca visível da JMPLA. O diálogo intra-organizacional e horizontal deve estar sempre presente, pois assim, a organização terá a oportunidade de crescer, de aprimorar-se da base ao topo e vice-versa.

Estimados jovens;
Caros camaradas;

O desafio da JMPLA, de modo particular, e da juventude angolana, de modo geral, é o de contribuir para fazer Angola crescer mais, constituindo-se numa força positiva que impulsiona a unidade, a solidariedade, a paz e o desenvolvimento, por meio de acções e projectos empreendedores que ajudem o País a alcançar as metas de que se propõe.

Por esta razão, o Presidente do nosso Partido, nas vestes de Presidente da República, afirmou no seu mais recente discurso sobre o estado da Nação, e cito:
“A juventude é uma das nossas principais prioridades. A aposta passa pela criação de emprego e inserção no mercado de trabalho, bem como a educação no sentido do amor à Pátria, no respeito pelos valores e tradições do nosso povo” fim de citação.

Por isso, ao celebrarmos o 61º aniversário da Fundação da JMPLA é importante que continuemos a manter acesa a chama da bravura e da coragem dos pioneiros da nossa organização, com particular destaque para o seu Patrono, Camarada José Mendes de Carvalho “Hoji-Ya-Henda”.

Coloquemos sempre o nosso talento, saber, engenho e criatividade ao serviço de Angola e dos angolanos.

A JMPLA é por isso instada a reforçar o seu apoio cívico aos jovens, indo ao encontro dos jovens na academia, nos principais espaços de produção e partilha de conhecimento e de construção da opinião pública, influenciando o curso positivo das tendências sociais do momento.

Continuar a desenvolver modalidades de apoio, de inclusão social e de solidariedade para com os jovens que mais necessitem. Devemos prestar maior atenção aos jovens que operam no sector informal, nomeadamente, os jovens vendedores ambulantes, os roboteiros, os taxistas e os moto taxistas, os lavadores de carros, entre outros.

O MPLA é, cada vez mais, um património dos angolanos e pertença de todos. É assim desde a génese da afirmação do nosso nacionalismo e continua a fazer parte do percurso histórico do nosso País, abraçando sempre a unidade, o progresso e o compromisso com Angola e os angolanos.

Com o MPLA vamos continuar a fazer coisas grandes e melhores, pelo Zaire e por Angola. Mantenhamo-nos unidos em torno dos nossos ideais e juntos, melhores dias hão-de vir, certamente.

Estou plenamente convencida que os jovens vão continuar a prestar o seu contributo para termos instituições cada vez mais fortes, resilientes e modernas.

Parabéns à nossa JMPLA! A eterna escola da juventude angolana!

Aproveitamos esta soberana ocasião, para apelar aos jovens e à sociedade angolana, para a promoção da igualdade no género e para denunciarmos todas as formas de discriminação e violência que inibem seriamente a capacidade de homens e mulheres, para exercerem os seus direitos em liberdades em pé de igualdade.

Para terminar, quero mais uma vez, agradecer a todos jovens e à população da província do Zaire pela hospitalidade, pelo carinho e pela confiança que nutrem pelo nosso Partido e pelo compromisso que deixaram aqui, que o MPLA continuará na senda de vitórias nos próximos desafios políticos e eleitorais.

A luta continua e a vitória é certa!

Muito obrigada pela vossa especial atenção. Estamos juntos!