Jornal ÉME – Luanda – 11.12.23 – O Comité Provincial do MPLA de Luanda realizou (09) na Tenda adjacente ao Centro de Conferências de Belas, no município de Talatona, o acto provincial no quadro das celebrações dos 67 anos da fundação do MPLA.
Centrado no lema “MPLA 67 anos pela Unidade, Progresso e Compromisso por Angola”, o Comité Provincial de Luanda exaltou o patriotismo e o heroísmo de todos os angolanos e, em particular, os militantes, que lutaram e lutam pelos ideais de independência, paz, democracia e progresso.
O primeiro secretário do Comité Provincial de Luanda, Manuel Homem, presidiu o acto que contou com a presença de Pedro de Morais Neto, secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, de membros do Comité Central e da Comissão Executiva provincial, de militantes, amigos e simpatizantes do MPLA.
Manuel Homem aproveitou o momento para agradecer a todos que directas e indirectamente contribuíram para o sucesso da actividade e, por outro lado, reflectir sobre a contribuição que cada um deve prestar para que se faça de Angola um país de prosperidade, harmonia e paz.
Na sua alocução, o primeiro secretário provincial de Luanda lembrou que “há 67 anos a história de Angola está totalmente ligada à acção do MPLA e a tudo quanto este Partido tem vindo a fazer em prol do Povo, nas diferentes etapas”. Neste sentido, frisou, “é importante ensinar aos mais jovens a verdadeira importância do MPLA para Angola”.
As celebrações dos 67 anos do Partido decorrem num momento em que Angola enfrenta desafios macroeconómicos em função da crise financeira internacional e não só, pelo que os angolanos deverão dedicar-se e apoiar as reformas políticas e económicas em curso, que visam diversificar a economia e potenciar a produção nacional.
“Devemos todos estar empenhados em apoiar o governo para enfrentarmos junto mais esse desafio, para reafirmarmos e consolidarmos a nossa vocação de maior intérprete dos legítimos anseios do Povo Angolano”, disse.
Por outro lado, o primeiro secretário provincial de Luanda desafiou os militantes do MPLA a assumirem a postura de soldados, prontos e determinados a cumprirem e fazerem cumprir com zelo, dedicação, espírito de coesão, unidade e de camaradagem, as orientações e programas do Partido.
Do mesmo modo, exortou aos presentes para o “respeito na aplicação dos estatutos, do programa e demais instrumentos orientadores que regem o Partido, a fim de que o MPLA possa continuar a ser a maior força dirigente de Angola”.
Manuel Homem pediu igualmente aos militantes do Partido, da OMA e da JMPLA, para acompanharem os principais projectos das administrações locais, para o êxito dos mesmos.
A revitalização das estruturas do Partido, da OMA e da JMPLA a todos os níveis, para melhor inserção na comunidade, é outro desafio lançado pelo primeiro secretário do MPLA em Luanda.
Texto: JV