Jornal ÉME – Luanda – 21.06.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, participou nesta quarta-feira (21), em Luanda, na Conferência Nacional sobre Estratégias de Integração de Género nos Processos Legislativos, Políticos e de Governação, promovido pela Rede Mulher Angola.

À margem do encontro, Luísa Damião, expressou que a iniciativa é mais um passo que as mulheres pretendem dar rumo a equidade do género, visto que Angola é membro das Nações Unidas, e que instou os seus estados membros a atingirem a paridade do género até o ano de 2030.

No início das suas palavras, a Vice-Presidente, referiu que o País tem estado a dar passos sólidos em direcção a paridade, quer ao nível dos poderes, Executivo, Legislativo e Judicial.

“Nós temos um Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, que é o departamento ministerial do Executivo que trata desta temática, mas nós temos estado a levar a nossa experiência, os progressos que temos tido para o exterior do País e em vários eventos internacionais”, explicou.

Segundo a presidente da Rede Mulher Angola, Júlia Ornelas, o projecto tem como foco a promoção do princípio da igualdade de género nos processos intrapartidários, sobretudo nos órgãos de tomada de decisão, com vista a ascensão das mulheres para os órgãos públicos.

Esta Organização que conta com o apoio financeiro do Escritório das Nações Unidas para a África Central (UNOCA), e das Nações Unidas em Angola, implementou o projecto “A Participação das Mulheres na Política e Governação Democrática”, visando contribuir para o reforço da participação política das mulheres. 

O evento contou com a presença de membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, nomeadamente, Joana Tomás, Idalina Valente e Maria Antonieta Baptista, membros do Executivo, da sociedade civil, deputados à Assembleia Nacional, representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, entre outros convidados.

Texto: DN
Fotos: DG