Jornal ÉME – Luanda – 06.02.2023 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, afirmou que a Proclamação da Independência Nacional no dia 11 de Novembro de 1975 foi uma conquista inalienável de todos os angolanos pela libertação do país do jugo colonial português.

A dirigente prestou estas declarações em entrevista concedida ao Jornal ÉME, na Sede Nacional do MPLA, tendo recordado grandes feitos dos angolanos.

Luísa Damião sublinhou que o Presidente Agostinho Neto, ao proclamar a Independência de Angola perante a África e o Mundo, permitiu que os angolanos se tornassem donos do próprio destino, consequentemente um povo livre, soberano e sujeito do Direito Internacional Público.

Assinalou que a manutenção permanente da integridade territorial foi umas das grandes conquistas que o povo soube preservar, apesar do período conturbado que se viveu em Angola nos primeiros anos da sua Independência.

Apontou também a Paz como outro ganho do povo angolano, por encerrar em si um grande significado, “porque a Paz é condição sine qua non para o desenvolvimento do nosso País e os angolanos uniram-se e conseguiram. E com a paz nós conseguimos a livre circulação de pessoas e bens, caminhar na senda do desenvolvimento, cimentar a unidade nacional e a reconciliação nacional”.

Para a Vice-Presidente do MPLA configuram ainda como grandes realizações para a Nação angolana a liberdade de imprensa, de manifestação e de reunião, assim como a igualdade do género, que elevou Angola a ser subscritora de vários instrumentos internacionais.

Exemplificou conquistas em vários domínios como a construção de grandes infraestruturas sociais, como hospitais, escolas, projectos habitacionais, estradas, pontes e caminhos-de-ferro que permitem maior circulação de pessoas e bens.

De acordo com a dirigente, o MPLA está comprometido com o povo angolano que depositou a sua confiança no partido nas últimas eleições gerais e demonstrou que a força do MPLA reside no povo e, deste modo, o partido reforçou as acções no sentido de resolver os problemas das populações.

Para Luísa Damião, fruto de longos anos de guerra, Angola acumulou muita experiência em termos de resolução de conflitos e tornou-se uma referência na mediação de contendas entre países no continente africano.

Nesta conformidade, a dirigente destacou o papel de Angola na mediação de conflitos sobretudo na Região dos Grandes Lagos, onde o Presidente João Lourenço tem estado a realizar um árduo trabalho, colocando a sua experiência em prol do continente, o que lhe levou a ser considerado “Campeão da paz em África”.

Para a celebração do 47.º aniversário da Proclamação da Independência Nacional foram realizadas várias actividades no país e no estrangeiro, com destaque o hastear da Bandeira Monumento no Museu de História Militar, a deposição de coroa de flores no Largo da Independência e, o acto político na Praça da República, em Luanda.

Texto: DN/EMS – Fotos: DG
Edição: LG