Jornal ÉME – Luanda – 03.02.23 – A cidade de Luanda assinalou (25/01) o seu 446º aniversário da sua fundação, numa altura que a urbe regista a execução de dezenas de projectos, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

A execução dos projectos do PIIM, com a construção de escolas, centros e postos de saúde, reparação de estradas, melhoria no abastecimento de água potável e energia eléctrica apontam para dias melhores quanto a oferta destes Serviços.

Luanda é o principal centro financeiro, comercial e económico de Angola, e nela estão sediadas as principais empresas do país, como a Endiama, Sonangol, Banco Nacional de Angola e a Bolsa de Dívida e Valores de Angola.

No campo industrial, Luanda tem a transformação como uma das principais actividades, que inclui alimentos processados, bebidas, têxteis, cimento, materiais de construção, produtos plásticos e metais e também possui um excelente porto natural, de onde exporta diversos produtos.

Situada na costa Oeste de África, Luanda é a capital de Angola e foi fundada a 25 de Janeiro de 1576, pelo explorador português Paulo Dias de Novais, sob o nome de “São Paulo de Assunção de Loanda”.

Um ano depois da sua fundação, o explorador português Paulo Dias de Novais lança a pedra para a edificação da igreja dedicada a São Sebastião, no lugar onde hoje é o Museu Central das Forças Armadas.

Só cerca de três décadas depois, com o aumento da população europeia e o consequente aumento de edificações, a vila passa à cidade.

Com um perfil extremamente cosmopolita, os habitantes de Luanda são, na sua maioria, membros dos grupos étnicos ambundos, congos e ovimbundos, existindo fracções relevantes de todas as origens étnicas angolanas.

Após a Independência de Angola, em 1975, o município de Luanda foi extinto, dividindo-se o território da província, primeiro, em três municípios e, depois, em nove: Cazenga, Ingombota, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel, Sambizanga, Samba, Viana e Cacuaco.

A 1 de Setembro de 2011, pela Lei nº 29/11, foi restaurado o município de Luanda, com 113 quilómetros quadrados, e perderam a categoria municipal a Ingombota, Maianga, Rangel, Sambizanga e Samba, passando a distritos.

Com uma população estimada em mais de 2.194.747 habitantes, a cidade de Luanda, cujo nome vem de Axiluandas, “os homens do mar” nativos da Ilha do Cabo, é o município com maior número de habitantes da República de Angola.

Com uma extensão de 18.826 quilómetros quadrados, a província estendeu-se para zonas antes agrícolas, com o surgimento de novas zonas habitacionais, como os Zangos (de um até cinco), Kilamba, Vida Pacífica, Sequele e Centralidade do Km 44, entre outras áreas residenciais, que acolheram centenas de milhares de famílias, que antes não tinham casa própria.

Luanda tem como cartão-de-visita a Baía de Luanda, a antiga Avenida Marginal ou Avenida 4 de Fevereiro, com belas edificações, como o edifício do Banco Nacional de Angola, que ainda mantém o brasão de Portugal na fachada.
Os edifícios históricos coloniais, como o Governo Provincial, os museus das Forças Armadas, Antropologia, da Moeda, História Natural e o da Escravatura, onde se podem ver instrumentos de coerção e imobilização usados contra os escravos são, entre outros, locais que também servem de cartão postal.

Actualmente, com mais de oito milhões de habitantes, a província de Luanda está dividida administrativamente pelos municípios de Luanda, Cazenga, Viana, Cacuaco, Belas, Icolo e Bengo, Kissama, Talatona e Kilamba Kiaxi.

Texto: DN – Edição: LG