Jornal ÉME – Luanda – 09.10.23 – O Executivo angolano prevê a construção de 156 quilómetros de estrada na província do Moxico, cujas obras terão a duração de 36 meses e está orçada em 200 milhões de euros.

Este facto foi anunciado no acto de consignação da obra em cerimónia testemunhada sexta-feira (06) pelo ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.

A empreitada presenciada igualmente pelo governador da província do Moxico, Ernesto Muangala, inscreve a reabilitação da estrada Luau-Luacano-Cameia, bem como inclui a construção de três pontes e vai gerar 450 novos postos de trabalho direito.

O ministro destacou a importância da obra para o desenvolvimento do Corredor Sul-Leste do País e as Repúblicas da Zâmbia e Democrática do Congo, através do Lobito (Benguela), aumentando o comércio transfronteiriço e a promoção do turismo.

Segundo Carlos dos Santos, a empreitada resultou da conjugação de esforços entre o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, e o Operador Económico do Estado Angolano.

Para Ernesto Muangala está tarefa faz parte de um plano que prevê, a asfaltagem de 700 quilómetros de estrada na província, neste mandato, interligando os municípios e facilitando a circulação de pessoas e bens. As obras estarão a cargo da Empresa Afavias-Engenharia e Construção.

Texto: JG