Jornal ÉME- Luanda -09.10.23 – O Corpo Diplomático acreditado em Angola enalteceu a iniciativa do Titular do Poder Executivo, Presidente João Lourenço, em decretar a isenção e simplificação dos procedimentos para a concessão de visto de entrada a 98 países, no quadro da promoção do turismo.

Na esteira do Decreto Presidencial nº189/23 de 29 de Setembro, o encarregado de Negócios da Embaixada do Japão, Yusuke Takahashi, destacou que os turistas japoneses dispõem, agora, de uma oportunidade soberana de poderem conhecer melhor Angola, e, sobretudo, descobrirem oportunidades de negócios. “É uma boa noticia, porque irá aumentar o número de turistas japoneses em Angola.

É também um sinal de grande avanço para a evolução das relações bilaterais”, realçou o diplomata, tendo recordado para o efeito a recente visita que o Presidente João Lourenço efectou ao Japão , em Março.

Por seu lado, a missão diplomática da França, congratulou-se com a publicação do Decreto Presidencial, reiterando o facto de a isenção de vistos para viagem de turismo a um número significativo de cidadãos contemplarem também os franceses. “Isso contribuirá, sem dúvida, para atrair um número acrescido de cidadãos franceses a visitar Angola”, frisou.

Esta medida “promove o conhecimento mútuo entre os povos e culturas, elementos essências para fortalecer os laços entre países”, referiu a Embaixada da França em Angola.

O embaixador da Federação Russa, Vladimir Taravov sublinhou que foi com “grande entusiasmo” que os cidadãos da Rússia receberam a noticia, destacando que já tem falado sobre o potencial turístico de Angola.

Desde o início de Outubro, passaram a estar isentos de visto de Turismo por um período de até 90 dias por ano, os cidadãos de 98 países com destaque para Estados Unidos, Brasil, Rússia e China.

A informação consta do Decreto Presidencial divulgado no dia 02 do mês corrente, em Diário da República, que determina que entre os 14 países africanos com isenção de visto de turismo estão Cabo Verde, Marrocos, Guiné Equatorial, Botsuana e Ruanda, enquanto nos 11 asiáticos da lista constam a China, Japão, Israel, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Arábia Saudita, Índia, Singapura, Coreia do Sul e Timor-Leste.

Texto: NBS