Jornal ÉME – Luanda – 08.10.23 – Membros da Direcção Central do MPLA, governantes, deputados à Assembleia Nacional, desportistas, efectivos dos Órgãos de Defesa e Segurança, militantes, autoridades religiosas e população em geral, marcaram presença neste domingo (08) na Sede do Atlético Petróleos de Luanda, para despedirem-se do camarada Hermínio Joaquim Escórcio, falecido aos 29 de Setembro no exterior do País.

Num ambiente de profunda consternação, tristeza, dor e luto, o Secretário do BP do MPLA para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto, apresentou uma mensagem do Partido, em que considera o malogrado como um exímio diplomata, homem de trato fácil e altruísta ímpar.

Na leitura da missiva, Pedro Neto, referiu que Hermínio Escórcio foi um intrépido combatente da luta de libertação nacional, e que entregou-se à luta política através de células clandestinas no interior das grandes cidades.

Destacou também, que no período pós-independência, Hermínio Escórcio, foi secretário pessoal do Presidente Agostinho Neto, membro do Conselho da Revolução e deputado à Assembleia do Povo.

Durante as exéquias fúnebres, foram lidas várias mensagens de condolências de distintas instituições, com realce para a do Ministério das Relações Exteriores, Sonangol, grupo de nacionalistas do Processo dos 50 e Presos Políticos, Clube Atlético Petróleos de Luanda e de familiares e amigos.

Hermínio Joaquim Escórcio que faleceu aos 87 anos de idade na República da África do Sul, foi um militante convicto e dedicado à defesa das causa e dos ideais do MPLA, e conquistou por mérito próprio, o estatuto de membro do Comité Central, eleito na Conferência Inter-regional realizada em Setembro de 1974, em Lundoje, província do Moxico.

Foi igualmente coordenador do Comité de Recepção e Instalação da primeira delegação do MPLA, que chegou à Luanda no dia 08 de Novembro de 1974.

Até a data da sua morte, Hermínio Escórcio exercia o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral do Banco Econômico.

Texto: DN

Fotos: DG