Jornal ÉME – Cuanza Norte – 05.10.23 – O director provincial do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado, Humberto Mesquita, fez saber recentemente, que o governo disponibilizou nos últimos dois anos, mais de mil milhões de kwanzas para o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

O responsável avançou esta informação quando falava no Fórum Provincial da Mulher Rural, que decorreu sob o lema “Mulheres no Meio Rural, a Chave para o Desenvolvimento”.

O evento serviu para traçar estratégias que visam melhorar a acção da mulher no meio rural através da agricultura e produção de alimentos, e potencializar as cooperativas agrícolas reconhecidas a nível da província.

Humberto Mesquita referiu também que, os financiamentos constam das políticas do Governo Central, com realce para o microcrédito, e estão enquadrados no âmbito da erradicação da pobreza no seio das famílias nas comunidades.

Por sua vez, o prelector Patrício Constantino, que dissertava sobre “A importância da agricultura familiar para o Desenvolvimento das Comunidades”, disse que existem na província 88.797 mulheres no meio rural que dedicam-se à actividades agrícolas para garantir a subsistência familiar.

“A mulher rural no desenvolvimento sustentável” e “O programa nacional de desenvolvimento da mulher rural” constaram igualmente do leque dos temas discutidos no encontro.

Estiveram igualmente presentes no evento, administradores municipais, líderes de cooperativas e associações de camponeses, agricultores e técnicos agrários.