Jornal ÉME – Luanda – 05.10.23 – Comemora-se de 4 a 10 de Outubro a Semana Mundial do Espaço (WSW, na sigla em inglês), uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objectivo de celebrar o contributo da ciência e da tecnologia espacial com vista à melhoria da condição humana.

A WSW coincide com a aproximação de 12 de Outubro, data do primeiro aniversário de lançamento do Satélite Angolano (ANGOSAT-2). Este ano, a Semana Mundial do Espaço tem como lema “O Espaço e o Empreendedorismo”.

Num comunicado, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, avançou que estão a decorrer em Angola diversas actividades em alinhamento com o Eixo 2 da Estratégia Espacial Nacional: “Capacitação e Promoção”, com destaque para os feitos do país no sector espacial para se alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O programa da WSW 2023 em Angola inclui palestras e seminários com prelectores nacionais e das principais agências espaciais, como NASA, ROSCOSMOS e ESA, além de start-ups de diferentes países, a fim de apresentar as diversas formas de empreender no sector.

No dia 10 de Outubro, o acto central de balanço e encerramento da Semana Mundial do Espaço 2023 em Angola será presidido pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que apresentará a ferramenta PEN-ODS que vem dar suporte ao monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com recurso ao Programa Espacial Nacional.

Texto: JG