Jornal ÉME – Luanda – 05.10.23 – A Vice-Presidente Presidente da República, Esperança da Costa, começou na quarta-feira, 04, na província do Huambo, uma jornada de trabalho, para, entre outros, assuntos constatar o ponto de situação, assim como potenciar e reforçar as valências do sector do ensino nesta região central do país.

Durante a estada de 72 horas, nas terras de Wambo Kalunga, Esperança da Costa, vai manter um encontro de auscultação com a classe académica local. O acto será antecedido de visitas guiadas as faculdades de Medicina Veterinária, Ciências Agrárias, de Economia e de Direito, onde vai se inteirar do funcionamento e dos desafios que enfrentam as áreas de investigação das referidas instituições do ensino superior.

A Vice- Presidente da República, tem, ainda programado, na sua agenda de trabalho, visitas ao Pólo Universitário do Camibiote e ao Hospital Municipal da circunscrição, assim como deslocações ao Centro de Formação do Caminho-de-ferro de Benguela, e á Feira das Meninas e Mulheres na Ciência.

Esperança da Costa vai igualmente fazer uma deslocação de 67 quilómetros por estrada  ao município do Cachiungo, para visitar pontos estratégicos de interesse social e económico, e manter um encontro de interação com um grupo de 200 mulheres em representação da mulher rural da província.

A visita de trabalho da Vice-Presidente da República as terras do planalto central, enquadra-se no âmbito da atenção e acompanhamento privilegiado que a governante tem dedicado aos sectores da Educação, Ensino Superior e Ambiente.

Com 35 mil e 771 quilómetros quadrados e mais de dois milhões de habitantes, a província do Huambo é composta administrativamente por 11 municípios, 37 comunas e 3387 aldeias.

Texto: NBS