Jornal ÉME – 10.03.22 – Em gesto solidário que demonstra a parceria entre o MPLA e as instituições religiosas, o Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil, doou 50 cestas básicas as famílias carentes da Igreja Eterna Santificada Unida de Angola-IEUSA.

A directora do Gabinete de Cidadania e Sociedade Civil do Comité Central do MPLA, Fátima Viegas, apontou que o MPLA no âmbito da sua acção social tem implementado actividades com vista a apoiar as famílias, as igrejas e as organizações da sociedade civil.

Fátima Viegas regozijou-se pelo facto de o país ter hoje mais mulheres cristãs nas lideranças das igrejas. “Em Angola temos cada vez mais reverendas, pastoras, diaconisas, evangelistas e líderes de igrejas”, apontou para acrescentar que “ o maior Concelho de Igrejas Evangélicas no país é dirigido por uma mulher”.

Face às dificuldades das famílias nas comunidades foram entregues kits profissionais com o objectivo de fomentar o auto-emprego e desenvolver as suas actividades, para melhorar a subsistência dos seus lares.

Fátima Viegas destacou que o MPLA e o Executivo angolano impulsionaram cada vez mais as conquistas das mulheres ao institucionalizarem a Paridade do Género, aprovada pelo VIII Congresso do Partido, em Dezembro do ano passado, e imediatamente aplicada nas eleições dos novos membros do Comité Central e do Bureau Político.

Acrescentou que doravante a mulher passa a ocupar 50 por cento dos lugares ou mandatos em todas as estruturas do partido, incluindo as listas de candidatos a deputados nas próximas eleições gerais.

Disse orgulhar-se por Angola liderar as quotas de mulheres entre os países da SADC e da África, presentes nas instâncias de governo e tomada de decisão.   

Fátima Viegas exaltou o papel das mulheres cristãs na sociedade, referindo-as como organizações fortes e estruturadas, acrescentando que, apesar de terem os piores empregos e negócios mais pobres, conseguem sustentar material e financeiramente os principais programas e projectos sociais nas comunidades cristãs e na sociedade civil.

Deu a conhecer que o Gabinete de Cidadania e Sociedade Civil do Comité Central do MPLA tem trabalhado nas províncias e municípios, apostando fortemente na promoção e empoderamento da juventude e da mulher, apoiando com kits profissionais e individuais e em cooperativas agrícolas, ateliers de costura, cozinhas comunitárias, bem como outros projectos geradores de renda para as famílias, de modo a ajudar a combater a pobreza e a fome.

O pastor fundador e líder espiritual da IESUA, Victor Segunda, disse que a igreja, como parceira do Estado, tendo realizado várias acções de enquadramento e fortalecimento.

JÉME/J.Angola