Jornal ÉME – 10.03.22 – A secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, Maricel Capama destacou (09) na cidade do Cuito, província do Bié, o papel desempenhado pelas jovens mulheres em todas as etapas do desenvolvimento da sociedade.

A dirigente teceu estas considerações quando falava durante uma palestra subordinada ao tema “A mulher como factor de estabilidade ético e moral da sociedade”.

O evento realizado em parceria com o Conselho Provincial da Juventude (CPJ) serviu para  interagir com os jovens  sobre o papel da mulher na sociedade, para a conscientização sobre as questões de género, considerando a importância da defesa dos direitos e da igualdade entre os indivíduos.

Durante a sua estadia na província, Maricel Capama efectuou visitas às novas instalações do CPJ, que acolhe as direcções de várias associações juvenis, desportivas, culturais, taxistas, escuteiros, ambientalistas, e uma cooperativa de jovens mulheres empreendedoras.

Estas infra-estruturas foram cedidas pelo Governo da Província do Bié com o propósito de dar maior dignidade no seu funcionamento.

Na ocasião, a dirigente procedeu à entrega de meios informáticos às direcções juvenis locais, como computadores portáteis, para minimizar a carência de equipamentos informáticos e outros que as instituições enfrentam.

Para além dos meios informáticos, foram entregues também materiais de biossegurança no âmbito do combate à pandemia da covid-19.

O vice-governador da província do Bié para o sector Político, Social e Económico, António Manuel, presidiu a sessão de abertura do II Fórum da Jovem Mulher em que destacou o papel desempenhado pelas raparigas na construção de uma sociedade cada vez mais forte.

Estiveram presentes no evento, o secretário executivo provincial do CPJ, Faustino Sassango e o director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Nelson Quinta.