Jornal ÉME – Bié – 25.08.23 – A força da juventude angolana será demonstrada com acções práticas e concretas, através da mudança de comportamento para que o País continue a trilhar o caminho do desenvolvimento de Angola, garantiram quinta-feira (24) os jovens no Cuíto, província do Bié, ao Presidente do MPLA, João Lourenço.
O Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos, teceu estas considerações ao intervir no acto político de massas, que decorreu no Pavilhão do Sporting Clube Petróleos do Bié.
Ao anteceder o evento, foi realizada uma marcha de apoio ao Presidente João Lourenço que congregou para além da juventude biena, os primeiros secretários da JMPLA dos 164 municípios, que se deslocaram por via terrestre através do Corredor do Lobito com o fito de contemplar as realizações do Executivo.
O líder juvenil reafirmou que o ímpeto e a força da juventude angolana estarão presentes em todos os desafios e momentos e a cerrar fileiras em torno do apoio ao Presidente João Lourenço.
No acto político de massas Crispiniano dos Santos agradeceu os esforços empreendidos pela juventude nos demais desafios do ano e exortou-os a estarem comprometidos com o desenvolvimento de Angola.
Defendeu a necessidade dos jovens olharem para o percurso histórico do País a fim de saberem de “de onde viemos, passamos, estamos e para onde pretendemos ir”, ressaltou com orgulho.
“Isso tudo só é e será uma realidade”, segundo Crispiniano dos Santos, “se contarmos com a bravura e inteligência da nossa juventude, das mulheres e os ensinamentos dos nossos mais velhos”.
O Secretário Nacional da JMPLA alertou para a estratégia de subversão a ordem constitucional, que os detratores estão a engendrar para mobilizar os jovens menos atentos a optarem por acções que não “dignificam e não contribuem” no desenvolvimento do País.
“Se recuarmos 10 anos atrás no tempo não era possível via estrada chegarmos ao Bié”, ressaltou o líder da JMPLA que durante o acto foi acompanhado pelo Primeiro-secretário do Comité Provincial do MPLA do Bié, Pereira Alfredo e os membros da Comissão Executiva.
HOMENAGEM AOS COMBATENTES TOMBADOS
O primeiro dia de trabalhos do Secretário Nacional da JMPLA no Coração de Angola, culminou com as visitas ao Memorial da Batalha do Cuíto, um cemitério onde se encontram sepultados mais de sete mil corpos, resultante da guerra pós-eleitoral de 1992.
Na visita guiada, Crispiniano dos Santos, percorreu demoradamente cada uma das áreas que compõem o Memorial, ouviu o resumo da história deste combate, depositou uma coroa de flores e assinou o livro de honra.
A agenda de trabalhos estendeu-se a Universidade Internacional do Cuanza, uma instituição académica de educação superior que oferece aos estudantes, formação integral baseada na excelência e comprometida com as pessoas.
A comitiva deslocou-se à Academia de Artes “Walter Cambodja” inaugurada a 11 de Novembro de 2022 e que já formou os primeiros alunos, num total de 170 jovens e adolescentes.
A Mediateca Abel Abraão, localizada na cidade do Cuíto, foi outro local de destaque da jornada da delegação da JMPLA.
3.ª REUNIÃO METODOLÓGICA NACIONAL
O programa prevê para hoje (25) e sábado, a realização da 3.ª Reunião Metodológica Nacional sobre a Organização do Trabalho da JMPLA, bem como a deslocação para o município do Andulo, onde serão realizadas acções semelhantes.
Participaram igualmente do acto distintos membros do Bureau Político e do Comité Central, deputados, primeiros-secretários provinciais da JMPLA, OMA, amigos e simpatizantes do MPLA, entre outros presentes.
Texto: JG
Fotos: AP