Jornal ÉME – Huambo – 18.05.24 – Sob o lema “OMA: Por uma Saúde Preventiva”, cerca de dois mil habitantes da comuna da Calima, Sector de Kapiñgala, beneficiaram neste sábado (18) de serviços integrados de saúde, proporcionados por uma equipa multidisciplinar da Direcção Municipal da Saúde e de parceiros do ramo da OMA.

A acção orientada pela Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, contemplou populações de 11 aldeias e arredores, e esteve inserida no programa geral do Projecto Kudima, levado a cabo pelo Secretariado Executivo Nacional da Organização.

Na ocasião, a Secretária-Geral da OMA disse que levou os serviços de saúde naquela localidade para fortalecer os cuidados primários de saúde, visando garantir que o acesso aos serviços de saúde seja acelerado, principalmente, para os grupos mais vulneráveis, tais como as mulheres, crianças e idosos.

Ao apresentar o acto, o coordenador da Comissão de Saúde do Comité Provincial do MPLA, Fernando Vicente, disse que foram mobilizados 50 profissionais, entre médicos, especialistas, enfermeiros e técnicos de diagnóstico terapêutica, e médicos de saúde familiar.

Os técnicos prestaram serviços de consulta externa, testagem da malária, vacinação, medição da pressão arterial, consultas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, reabilitação física, estomatologia, entre outros.

Acções do género têm sido realizadas de forma periódica pela OMA nas zonas rurais de vários municípios, com o objectivo de aproximar os serviços integrados de saúde junto dos habitantes locais e permitir a detecção precoce de algumas doenças endémicas e negligenciadas.

Texto: DN