Jornal ÉME – Luanda – 08.06.23 – O discurso do Presidente do MPLA, João Lourenço, proferido na IV Reunião Ordinária do Comité Central, foi tema de estudo nesta quarta-feira (07), no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, por parte de militantes, quadros e dirigentes do Partido.

A sessão aconteceu durante uma palestra promovida pelo Centro de Formação Política do Partido (CEFOP) e esteve enquadrada no Programa de Formação Político-Ideológica do MPLA, que visa ampliar os conhecimentos dos militantes para dinamização da acção partidária. 

O acto foi presidido pela Secretária do Bureau Político para a Política de Quadros, Ângela Bragança, e contou com a prelecção do deputado à Assembleia Nacional, Esteves Hilário, e com a moderação do director do Gabinete de Estudos e Análises do Comité Central, Manuel Figueiredo.

No acto de abertura, Ângela Bragança afirmou que esta sessão formativa realiza-se no âmbito da Agenda Política 2023 e que as orientações do Presidente João Lourenço, contidas no discurso da IV Reunião Ordinária do Comité Central, deverão ser o guia para uma actuação coordenada. 

De acordo com a dirigente, para a efectivação do programa de governo do MPLA, os militantes devem ser esclarecidos, determinados, focados, convictos e com qualidades de liderança, que apostem na formação para uma melhor interpretação dos fenómenos e captação das orientações para agirem de forma consequente, concertada e assertiva.

Por sua vez, o prelector disse que o Presidente João Lourenço reiterou, no seu discurso, o compromisso para a preservação da paz efectiva em Angola, tendo solicitado a cada angolano a defesa da segunda maior conquista depois do alcance da Independência Nacional.

O prelector acrescentou que, ao discursar, o Presidente da República fez uma incursão sobre os desafios para o desenvolvimento, que passam pela execução das políticas económicas elaboradas pelo Executivo na base do programa de governo do MPLA, que garantem o desenvolvimento económico sustentável e o bem-estar do povo.

Esteves Hilário sublinhou, também, o anúncio de uma carteira de projectos estruturantes que terá um grande impacto na vida dos angolanos, destacando a inauguração de várias infraestruturas que merecem ser enaltecidas, com realce o Aeroporto Internacional de Luanda.

A IV Reunião Ordinária do Comité Central do MPLA decorreu no passado dia 18 de Abril do ano em curso, no Complexo Turístico do Futungo II, em Luanda.

Participaram no evento, o director do CEFOP, Domingos Dembele, o director do Departamento para a Política de Quadros, Joaquim Miguéis, membros do Comité Central e membros das comissões executivas dos comités provinciais.

Texto: DN
Fotos: DG