Camarada Paulo Pombolo, Secretário-Geral do MPLA;
Camarada Gonçalves Muandumba, Membro do BP e Secretário para Organização e Inserção na Sociedade;
Camaradas Membros do Secretariado do BP/ do MPLA;
Camaradas Membros do Bureau Político do MPLA;
Camaradas membros do Comité Central do MPLA;
Camaradas Deputados à Assembleia Nacional;
Estimados Directores e Chefes de Divisão do Comité Central do MPLA;
Caros Camaradas;
Senhoras e senhores;
É com satisfação e elevada honra que, em nome do Camarada Presidente João Lourenço, saúdo os camaradas dirigentes e quadros do nosso heroico e glorioso MPLA, e das nossas organizações sociais.
Saúdo igualmente, os camaradas Primeiros Secretários Provinciais do Partido e respectivas delegações que participam em nome da família alargada do MPLA.
Sejam todos bem-vindos ao “II Encontro Metodológico Nacional sobre o Trabalho Político do MPLA”, que se reveste de capital importância para a vida do nosso Partido, que entre outros, visa continuar a dinamizar as nossas estruturas, para continuarmos a responder aos desafios do presente e do futuro.
Estimados camaradas;
A reunião metodológica, acontece depois da nossa vitória nas eleições gerais de 24 de Agosto de 2022, o que aumentou a nossa responsabilidade face aos desafios que temos.
Os resultados da Reunião Metodológica não são necessariamente temporais, quero dizer que não são apenas para 2023. Os mesmos encerram um carácter estratégico, procurou-se do ponto de vista metodológico, não apenas olhar para o vidro frontal, mas também para o retrovisor, dito de outro modo, dosear os conteúdos no sentido de proporcionar um olhar restrospectivo, actual e actuante, bem como um olhar prospectivo.
Como disse, trata-se de uma reunião de capital importância para o alinhamento das tarefas do MPLA, que cumpre, neste sentido, uma função estratégica no quesito orientação política e reforço dos procedimentos a serem materializados pelas estruturas intermédias e de bases do nosso Partido, incluindo as suas organizações sociais.
Tão logo, terminaram os festejos das quintas eleições, fizemos da base ao topo, uma avaliação das variáveis internas e externas, conforme mandam os princípios de boa gestão e cultura organizacional, e aqui estamos hoje, juntos, unidos e coesos, para continuarmos a ser mais criativos, mais inovadores e sobretudo mais fortes para o grande desafio de melhor interpretarmos as anseios e aspirações do Povo angolano.
Estimados camaradas;
A Abordagem metodológica é, para qualquer organização moderna e madura, um factor de crescimento sustentado, de assertividade de acção e de compromisso; uma vez que permite à organização a ampliação estratégica da sua condição de competitividade no mercado de concorrência.
Por conseguinte, definir métodos, técnicas e estratégias de actuação no âmbito do trabalho político do MPLA pressupõe assegurar as condições de perenidade do nosso Partido, considerando que o êxito do trabalho político partidário, constitui o fundamento das vitórias eleitorais, por um lado, e o consequente exercício da preservação do poder.
Como é do domínio de todos, as transformações observáveis, nos dias que correm, são, cada vez mais, aceleradas. Vivemos numa era onde a emergência de novos fenómenos é constante, fenómenos que decorrem entre outros, do elevado crescimento populacional, do fluxo da informação, dos efeitos da transformação do mundo, numa aldeia global inerente à inevitável ordem cibernética.
A realidade política é, à semelhança das diferentes dimensões da vida social, profundamente afectada por esta dinâmica instável, incerta e difícil de controlar.
Os factores de percepção política tendem a ser manipulados com facilidade por grupos de interesses e pela força da nova média e expedientes antiéticos de alguns opositores.
Esta complexidade da sociedade actual impõe que, ao actuarmos politicamente neste tipo de contexto devemos primar por uma maior capacidade de interpretação e reinterpretação dos factos e dos fenómenos do quotidiano, mas, sobretudo, ter disponibilidade para o estudo constante desta realidade que permeiem o acesso à informação privilegiada, rigorosa e oportuna, por forma a que esta possa sustentar o processo de gestão do trabalho do Partido e de tomada de decisões políticas mais consentâneas.
Estimados camaradas,
O MPLA definiu na sua Agenda Política as principais linhas orientadoras da sua acção para o ano em curso. É, pois, fundamental que toda acção desenvolvida pelo Partido assegure a materialização dos compromissos subjacentes nos dez eixos que conformam a referida Agenda.
À propósito deste evento, realço que, no quarto eixo do documento mencionado, o Partido assume a necessidade de continuar a “Melhorar os métodos de trabalho, de mobilização e ocupação dos jovens e das mulheres”.
Assim, o II Encontro Metodológico Nacional sobre o Trabalho Político do nosso Partido representa uma soberana oportunidade de dar corpo a este desiderato.
Trata-se de uma acção que visa definir modelos de actuação sistemáticos e eficientes cujo impacto social seja capaz de produzir resultados políticos satisfatórios, considerando os desafios inerentes ao contexto.
Todavia, por mais nobres e oportunas que sejam as abordagens e as informações que serão veiculadas, de nada servirão se as estruturas do Partido não estiverem alinhadas e comprometidas com uma verdadeira alteração do paradigma na organização e na acção política.
As estratégias, os métodos e os modelos de intervenção, apenas ganham sentido quando traduzidos em acção concreta. Não é por acaso que se diz que: A “Prática é o critério valorativo da verdade”.
É fundamental que se assegurem as condições de disseminação das informações, das orientações, da visão e das ferramentas que aqui forem partilhadas com as bases do nosso Partido.
Estimados camaradas;
Os desafios do nosso mercado político são, cada vez mais, enormes e diversificados, o scolting correcto dos eventos e sensibilidades aos contextos são fundamentais para o sucesso do nosso trabalho político.
O MPLA por ser um Partido maduro, avisado e experiente, planifica a sua acção política no timing certo, evitando ao máximo cometer erros de cálculos.
As lições e ilações colhidas ao longo do nosso percurso ensinam que é preciso planificar bem, aprimorar com rigor e definir as modalidades viáveis de actuação, reconhecendo as especificidades e os problemas reais do País e das populações.
É isso que o MPLA está a fazer e tem feito sempre. Trabalhar na antecipação com uma planificação rigorosa, para depois podermos colher os frutos.
O Tempo premeia os audazes e perspicazes, portanto, continuemos a trabalhar, a desenvolver habilidades que reforcem o sentido de empatia e de interacção com o povo, que são em última instância o fundamento da existência do nosso Partido.
Para tal, precisamos de estar à altura, ou seja, devemos colocar em prática e com muito rigor, o lema que deve guiar toda nossa acção: “Trabalhar mais e Comunicar melhor”.
Quero aproveitar esta soberana ocasião, para em face da remoção da subvenção aos preços dos combustíveis, encorajar o Executivo, a continuar a tudo fazer para o equilíbrio macroeconómico e a remoção das distorções que ainda prevalecem no nosso sistema de preços, aumentando os ganhos sociais das nossas populações.
Quando os preços numa economia não reflectem objectivamente as condições do mercado, esta economia não pode funcionar de modo eficiente porque estas distorções fazem com que os níveis de investimento na mesma fiquem abaixo do seu potencial.
Por tal facto, saudamos as medidas para reduzir o impacto da retirada dos subsídios aos combustíveis, começando com a gasolina.
A este respeito, o Partido acompanhará efectivamente, que as medidas tomadas possam beneficiar as nossas populações, por tal facto, o MPLA levará acabo uma campanha de esclarecimentos dos ganhos com a retirada dos subsídios, no âmbito do lema: Trabalhar mais e comunicar melhor”.
O referido plano de realização da referida Campanha deve ser apresentado aqui na II Reunião Metodológica Nacional e passar acção no estrito cumprimento do que estabelece a Agenda Política em curso.
Com essa campanha, para além de assinalarmos o bem fundado da medida, evitar-se-á a desinformação e ruídos, explicando correctamente as populações que mais investimentos poderão ser feitos em sectores chave, como na educação, na saúde, na segurança social, na habitação, e fundamentalmente no combate ao desemprego que é um dos grandes desafios sociais que ainda persiste, afectando parte considerável da população, com realce para a juventude.
Suadamos igualmente, a forte agenda diplomática do Camarada Presidente João Lourenço, que entre outros, trouxe a Angola, o Primeiro Ministro Português, António Costa, tendo sido assinados 13 acordos de cooperação bilateral, que certamente trarão ganhos para Angola e Portugal.
Tivemos também a visita de trabalho de Sua Excelência Presidente do Egipto, tendo sido assinado dois acordos importantes.
Estimados camaradas;
Auguro que este encontro estratégico possa representar mais um marco paradigmático no procedimento político do Partido e que sejam assegurados os mecanismos de identificação política da população e a consequente reforço da inserção do Partido na sociedade.
Com estas palavras, declaro assim, aberto o II Encontro Metodológico Nacional sobre o Trabalho Político do Partido.
Muito obrigada, pela Vossa especial atenção.
A Luta continua, a vitória é certa.