Jornal ÉME – 25.01.22 – Foi a enterrar nesta manhã de terça-feira (25) no Cemitério da Santa Ana, em Luanda, o Coronel Damião Pedro Francisco, ” Chino” um dos irmãos da Vice-Presidente do MPLA, Camarada Luísa Damião, que faleceu na última sexta-feira por doença, aos 67 anos de idade.

Em nota de pesar, o Presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, manifestou a sua tristeza e consternação pelo infausto acontecimento e estendeu as condolências à família enlutada e aos amigos do malogrado.

O velório decorreu no Quartel-General do Exército ex. R20, onde foram realizadas as honras fúnebres.

Várias personalidades marcaram presença no velório para homenagear Pedro Damião. Estiveram presentes o Secretário Geral do MPLA, Camarada Paulo Pombolo, membros do Secretariado do Bureau Político, titulares dos órgãos de soberania, membros da Direcção do MPLA, militantes, simpatizantes, amigos entre outras entidades.

Na cerimónia fúnebre, foram lidas mensagens de condolências do Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, do Exército, e da Família, em que destacaram as qualidades profissionais do malogrado.

A leitura da mensagem de condolências do Comando do Exército, coube ao Tenente Coronel Morais Júlio, que enfatizou que “o desaparecimento prematuro deste quadro militar, constitui para nós uma perda irreparável pois o malogrado contribuiu na edificação das FAA com dedicação, espírito de missão e esmero”.

Perante o infausto acontecimento, o Comando do Exército lamenta o falecimento do coronel Damião, inclina-se perante a memória do malogrado, e deixam aos seus familiares os profundos pêsames e o testemunho de profunda admiração e respeito.

Com um longo percurso ao serviço da Força Aérea Nacional, o coronel Damião Francisco participou na preparação e formação das Tropas no Centro Cambambe, onde o 21º Regimento ascendeu a Vigésima Primeira Brigada actuando operacionalmente no Andulo e Bailundo.

Antes de passar à reforma, o malogrado desempenhou, entre outras funções, as de Chefe de Repartição de Instrução e Armas e dos Serviços da Direcção de Instrução do Exército.

Na presença de familiares e antigos companheiros de armas, um dos irmãos do malogrado, Januário Damião, fez a leitura do elogio fúnebre.

“Chino, nome de guerra que se notabilizou, não só pelos olhos amendoados que o caracterizavam, como também pela sua obsessão e interesse na experiência chinesa de guerra, que aliada aos conhecimentos adquiridos na ex-URSS, compunham as suas convicções neste domínio”, relembrou com incontida emoção.

“Quis o destino que o nosso Chefe da artilharia, o nosso Coronel destemido nos deixasse no dia da celebração de mais um aniversário da Força Aérea Nacional. Foi a forma mais singela e indelével que encontraste para despedir-te dos teus companheiros de trincheira que em anos longínquos faziam a parceria perfeita para te fazer chegar os meios da artilharia”, frisou.

Nascido aos 18 de Agosto de 1954, filho de Pedro Damião Francisco e de Isabel Alfredo de Melo, o malogrado era natural de Malanje, deixa três filhos e sete netos.

HT

DG