Jornal ÉME – 25.04.24 – Uíge – Uma delegação do MPLA do Departamento para a Política Social, encontra-se desde o dia 24, na província do Uíge, para aferir a execução dos programas de proteção social e as iniciativas de promoção de saúde, educação e agricultura.
No primeiro dia da missão, encabeçada pela
Secretária do BP do MPLA para Política Social, Maricel Capama, a comitiva manteve um encontro com o Secretário-Provincial do MPLA, José Carvalho da Rocha, que se fez acompanhar de membros da Comissão Executiva do CPPU, de militantes do Partido, da OMA e da JMPLA.
A sua chegada ao Uíge, a dirigente partidária, recebeu informações sobre o desenvolvimento da província, com ênfase, para as políticas e programas de impacto social em curso .
Maricel Capama visitou a Feira da Saúde, e participou de uma palestra sob o lema a “Importância do Planeamento Familiar e as Consequências da Gravidez Precoce”, que serviu para reforçar a importância de fortalecer a retaguarda de proteção e ampliar o debate para o campo de educação.
Durante o evento foram feitas abordagens para conciliar e enriquecer a política social com novas abordagens através da visão representativa dos jovens .
A visita de quatro dias, de ajuda e controlo às estruturas intermédias do Partido, também servirão como uma excelente oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos com os secretários dos Departamento de Assuntos, Políticos, Eleitorais, Económicos e Sociais (DAPEES) para construir as competências necessárias e fortalecer a agenda de proteção social junto as comunidades.
Outros objectivos da visita, estão ligados a excelente oportunidade para reflexão sobre a prioridade de dialogar , apoiar e compartilhar tecnologias , assim como atender aos interesses sociais da população, tendo em conta o que precisa ser feito como agentes do desenvolvimento .
Constam, igualmente, dos objectivos, visitas às obras de impacto social, com foco no grau de implementação do programa de fortalecimento da Protecção social “Kwenda”, o Plano Integrado de Desenvolvimento Local e de Combate a Pobreza, o Programa de Apoio a Agricultura Familiar (PLAAF) e o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).
Texto: NJ
Fotos: AP