Jornal ÉME – Bengo – 04.05.24 – A necessidade da rapidez no processo de entrega de títulos de concessão de terra aos camponeses, por lhes habilitar à prática da agricultura e defenderem-se em caso de dúvidas sobre a legalidade das suas terras, foi recomendada na sexta-feira (03) em Caxito, pela Secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, Maricel Capama.
A recomendação foi feita durante o encontro de auscultação com a sociedade civil do Bengo, que teve lugar no Cine Teatro da urbe, e que contou com as presenças da Primeira Secretária Provincial do MPLA, Maria Antónia Nelumba, líderes juvenis, autoridades tradicionais, pastores e demais organizações da sociedade civil local.
A dirigente recordou que a falta de segurança de posse de terra pelas famílias das comunidades locais poderá influenciar na usurpação e ocupação ilegal de terrenos, sobretudo das famílias camponesas mais desfavorecidas.
Quem trabalha a terra “tem o direito e o interesse de ter um título de concessão de terra e com este documento poderão conseguir créditos bancários junto das instituições financeiras” esclareceu a Secretária do BP para a Política Social.
O encontro decorreu num ambiente descontraído e bastante interativo, onde foi possível a identificação de diversas preocupações dos cidadãos, tais como o pagamento das pensões dos antigos combatentes, o alargamento de cursos no ensino superior, a electrificação das ruas, o abastecimento regular da água potável aos populares sinistrados pelas cheias.
A aquisição dos produtos que compõem a cesta básica, a distribuição dos imputs agrícolas às cooperativas organizadas para o aumento da produção nacional, problemas em matéria de segurança pública, prevenção e combate às situações delituosas, constaram também das preocupações apresentadas na sessão.
No final do encontro foi garantida a resolução dos problemas apresentados de forma paulatina, tendo em conta as limitações financeiras que o País tem, derivadas da crise económica e financeira a nível internacional e, em Angola particularmente.
Campanha de Moralização da Sociedade
No cumprimento da sua agenda de trabalho, a comitiva encabeçada pela Secretária Maricel Capama realizou, no Mercado do Desvio da Barra do Dande, uma campanha de moralização da sociedade civil, para o resgate de valores morais e cívicos da população, e contribuir para a mudança de conduta dos cidadãos.
Na actividade foram distribuídos folhetos informativos que ilustram mensagens de preservação da unidade e coesão nacional, respeito aos símbolos nacionais, a consolidação da paz e da democracia, bem como do combate ao vandalismo e condução irresponsável, entre outras práticas indecorosas.
Os trabalhos terão continuidade neste sábado (04), no município do Ambriz, onde serão desenvolvidas acções sociais no âmbito da visita de ajuda e controlo levado a cabo pelo Departamento para a Política Social do Comité Central do MPLA.
Texto: DN
Fotos: DDS