Jornal ÉME – Catete – 03.05.24 – A ERCA-Entidade Reguladora da Comunicação Social Angolana celebrou, hoje, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, com a realização de uma palestra sob o lema “Protegendo a Liberdade de Imprensa face à Insegurança Jornalística”, proferida pelo deputado António Paulo, também Jurista e antigo Jornalista.
O evento, realizado no Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, em Catete, a 60 Km da cidade de Luanda, contou com a presidência de distintas individualidades, nomeadamente, o Presidente do Conselho Directivo da ERCA, Adelino de Almeida, a Administradora Municipal de Icolo e Bengo, Isabel Nicolau Kudikeba dos Santos, o representante da UNESCO, Nicolau Bobuzi, o membro do Conselho Directivo da ERCA e moderador da palestra, Jorge Ntiamba.
Depois do mestre de cerimónia, Fernando Jaime, ter feito a introdução do acto, a Administradora Municipal dirigiu palavras de boas-vindas aos participantes, tendo ressaltado a importância da efeméride e felicitado a ERCA pela iniciativa.
O representante da UNESCO reiterou a disponibilidade da sua Organização em apoiar o 3 de Maio, no que à liberdade de imprensa diz respeito, e apresentou uma declaração do director Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, a propósito da data.
Na sequência, Jorge Ntiamba introduziu o momento alto do encontro que levou ao pódio o palestrante, António Paulo.
Na sua dissertação, o deputado contextualizou a liberdade de imprensa em Angola, descrevendo o percurso histórico que o país viveu desde 1975, focando-se nas transições políticas e constitucionais registadas.
O palestrante foi minucioso na sua explanação sobre a dimensão material da liberdade de imprensa em Angola, comparando-a também com realidades de outros países, e referiu ser importante que os angolanos continuem a trabalhar pela afirmação dos seus direitos.
A plateia, composta por dezenas de convidados, participou com especial interesse pelo tema, formulando perguntas que de forma satisfatória tiveram os necessários e competentes esclarecimentos por parte do palestrante, António Paulo.
Texto: EMS
Fotos: PP