Jornal ÉME – Luanda – 25.04.24 – O Presidente da República, João Lourenço, desembarcou na noite de ontem (24) na cidade de Lisboa, capital portuguesa, para participar do acto central das comemorações do 50.° aniversário da Revolução dos Cravos, que marcou o fim da ditadura fascista e a instauração da democracia em Portugal.
O Presidente João Lourenço, que se faz acompanhar da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, pela embaixadora de Angola em Portugal, Maria Ferreira e de distintas entidades do governo português.
O Chefe de Estado é convidado do homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, para participar numa sessão especial que marca a efeméride e que vai contar com a presença de vários Chefes de Estado.
No quadro das “excelentes” relações históricas entre Angola e Portugal, o ministro Téte António, disse que os dois países vão dar continuidade à cooperação bilateral entre as duas nações, “que não é só histórica, mas também substantiva”.
O chefe da diplomacia angolana disse ter passado em revista, com o homólogo português, alguns dossiers de interesse comum, que se substanciam na cooperação económica, facilitação da circulação dos respectivos povos, incluindo a concertação na arena internacional, tendo em conta o papel de cada um dos países nas regiões em que estão inseridos.
A Revolução do 25 de Abril de 1974, também conhecida como Revolução dos Cravos, é uma consequência das revoltas das colónias africanas, entre elas Angola, que tornou possível a descolonização, a independência da Angola e de outras colónias portuguesas.
Texto: DN