Jornal ÉME- Luanda – 04.07.23- Uma exposição sob o título “Formas híbridas (de influência) Cokwe”, do artista plástico Francisco Van-Dúnem “Van”, está patente ao público desde quinta-feira (29) no Palácio de Ferro, em Luanda.

A apresentação acolhe um conjunto de cinco obras de pintura e três de escultura, onde aborda as formas híbridas da influência da cultura cokwe nas artes e está aberta ao público até ao dia 26 do mês em curso.

As pinturas foram produzidas com tinta acrílica sobre tela, incluindo técnica mista com objectos incrustados e intervencionados.

De acordo com Francisco Van-Dúnem “Van”, a exibição resulta de uma expedição de campo para conferir a bibliografia existente a respeito desta tradição endógena.

A mostra é uma revisitação à cultura cokwe, pois, o objectivo é fazer presente a cultura nativa dos povos da Lunda-Sul para melhor perceber se o conteúdo produzido por nacionais e estrangeiros corresponde à realidade. 

O pintor afirmou que essa realidade cultural deve ser acrescida porque boa parte dos livros foram escritos no período colonial e por autores estrangeiros apresentando, por isso, algumas lacunas.  

Francisco Van-Dúnem “Van” é mestre em Educação Artística pela University of Surrey Roehampton, Londres, em colaboração com o Instituto Superior Politécnico de Viana do Castelo (Portugal). Membro fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos e co-fundador e professor da Escola Média de Artes Plásticas em Luanda.

Texto: JG